5 dicas gestão financeira para pequenas empresas

5 dicas gestão financeira para pequenas empresas

A possibilidade de criar pequenas empresas pode parecer ser uma boa saída para quem não deseja mais viver de carteira assinada e sonha em abrir o seu próprio negócio, mas também pode servir de entrada para um vendaval de problemas para quem não sabe fazer uma boa gestão financeira. Foi pensando nisso que reunimos estas 5 dicas, que podem ser muito úteis para aqueles empreendedores que ainda não conseguiram encontrar o caminho correto das finanças de seus negócios. Quer saber quais são elas? Então confira!

##

Estabeleça um pró-labore

Apesar dessa dica ser bastante simples, a verdade é que muitos empresários começam os seus negócios sem nem sequer saber o que é e para que serve o pró-labore.

Tido como o salário do dono de uma empresa, o pró-labore é um pagamento fixo mensal que todo empreendedor precisa ter. No entanto, vale lembrar que o valor do pró-labore não deve ser encontrado aleatoriamente.

A forma mais prática de se encontrar o salário ideal para o dono de uma pequena empresa é identificando quanto ele precisa receber mensalmente para se manter e depois adaptar esse valor ao salário que um funcionário com o mesmo cargo costuma receber.

Separe o dinheiro de casa e o da empresa

Donos de pequenas empresas também costumam pecar ao misturar as contas de casa com as da própria empresa, e isso não acaba sendo nada bom. Por isso, uma boa ideia é ter contas-correntes diferentes: uma para manter o caixa de casa e outro para os negócios. Dessa forma você não corre o risco de confundir a conta de luz do escritório com a do lar.

Digitalize toda a papelada possível

Quanto mais documentos você armazena em papel, mais espaço será necessário para estocar tudo e maior será a sua dificuldade em encontrar cada um deles. Por isso, arquive tudo o que você puder no formato digital.

Acompanhe o seu fluxo de caixa

Fique sempre de olho no que está entrando e no que está saindo do seu caixa — e, se possível, use algum sistema on-line de controle financeiro para acompanhar todo o fluxo.

Anote todas as despesas, tudo que está sendo investido e o retorno dos investimentos. Além disso, aproveite para comparar os dados de um período com outro para saber se a sua empresa está ficando cada vez mais cara ou se está conseguindo economizar com o tempo.

Conheça os resultados da sua empresa

A demonstração de resultados é uma excelente maneira de saber se seu negócio está sendo lucrativo ou não. Para isso, você deve encontrar a receita operacional líquida da sua empresa e tirar todos os custos e despesas usados para produzir aquela receita. O resultado dessa conta será a resposta se, durante um determinado período, sua empresa esteve operando no azul ou não. Um bom sistema de controle financeiro online, é capaz de gerar relatórios completos com apenas um clique, por isto vale apena utilizar um.

Com um número cada vez maior de pequenas empresas chegando ao mercado (e, com isso, uma maior quantidade de concorrentes), ter uma boa gestão financeira pode ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso do seu negócio. Portanto, não deixe de acompanhar o movimento do dinheiro do seu caixa para que essa boa ideia não se torne uma cilada.

E então, ficou com alguma dúvida sobre como fazer uma boa gestão financeira da sua pequena empresa? Então deixe sua pergunta ou comentário aqui mesmo no post!

Grande abraço!

Até a próxima.