A Ciência & Tecnologia brasileira dá mais um passo para o futuro

A Ciência & Tecnologia brasileira dá mais um passo para o futuro

O Brasil poderá fazer parte do maior laboratório de ciências do mundo, o LHC (sigla para o Grande Colisor de Partícular) localizado sob a fronteira franco-suiça.

Uma comissão de cientistas brasileiros visitam o laboratório em Genebra para discutir o acordo que pode ser firmado com o  CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), o centro de pesquisas responsável pelo LHC.

O acordo é uma iniciativa do CERN em permitir a entrada de países de outros continentes no conselho. Hoje, este conselho é composto por 20 países-membros, todos europeus e outros 6 países observadores. Se confirmado, a associação trará inúmeras vantagens para o país. Uma delas é a possibilidade de formação de engenheiros brasileiros e a disseminação da área de física de altas energias. Empresas brasileiras de tecnologia já demonstraram grande interesse na concretização do acordo, pois poderão desenvolver projetos de alta tecnologia para o CERN.

A associação do Brasil ao centro depende da aprovação do Congresso. Espero que o avanço da Ciência e Tecnologia em nosso país não seja atravancado por questões políticas. Uma vez que o Brasil tem ocupado uma posição de destaque no cenário mundial, inclusive na área tecnológica.