25 de junho de 2019

Administração do tempo

Começo já corrigindo o título deste post. É impossível se administrar o tempo. O tempo é democrático; é o mesmo para mim, para você, para o seu e o meu chefe e para o presidente da república. O tempo não é administrável. O melhor título para este post seria: Administrando ações durante o tempo. Mas esse título não chamaria a sua atenção e provavelmente você nem estaria lendo esse texto agora.

 Administração do tempo

Na verdade o que precisamos é planejar nossas ações de forma a otimizar o tempo, que é o mesmo para todos, sendo produtivo com efetividade. É claro que isso não é fácil, não é a toa que diversos livros passaram a abordar o tema nos últimos anos.

Para se realizar qualquer coisa na vida é preciso primeiramente querer. Então começamos por aí, para gerenciar melhor suas ações ao longo do seu dia é necessário você querer fazer isso. Vejo muitas pessoas dizendo o tempo todo que não tem tempo para nada, mas não fazem nada para mudar esta situação. Querer é poder, então comece.

Primeiramente você deve anotar tudo o que deseja realizar num horizonte definido de tempo. A diferença entre um sonho e um objetivo é muito simples: objetivos tem datas para acontecerem. Anote e defina a data que cada ação deve estar finalizada.

ampulheta Administração do tempo

Use uma agenda. Não importa a tecnologia; pode ser apenas um pedaço de papel, um smartphone, o celular e até mesmo aquela tradicional de papel (eu prefiro esta), o que importa é ser funcional.

Defina prioridades. Quem muito deseja fazer acaba não fazendo nada. Não comece outra coisa sem antes terminar a primeira. É claro que existem atividades que podem, algumas até devem, ser realizadas em paralelo, mas se não for o caso lembre-se: finalize ciclos. Começar e não terminar uma tarefa é falta de responsabilidade e profissionalismo.

 Administração do tempo

Fale não. A grande maioria das pessoas não sabe dizer não. Estão cheias de coisas e sempre acabam aceitando mais uma tarefa. No ambiente corporativo isso é bem comum, afinal é chato dizer não para o chefe.

Aceite suas limitações. Não queira fazer o que você não é capaz de fazer. Isto não é feio e nem fica chato. Se você aceitar uma tarefa que não será capaz de cumprir, apenas gastará seu tempo, e o de quem lhe solicitou tal tarefa, em algo que não será realizado. Seja direto, fale que neste momento não se sente capaz para tal. É o mais bonito, digno e correto a se fazer.

No próximo post vou trazer algumas dicas efetivas de como organizar sua agenda de forma a ter tempo para todas as suas atividades. Aguarde.

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Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

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