Alan Prost foi melhor do que Ayrton Senna.

Alan Prost foi melhor do que Ayrton Senna.

Eu desde sempre adoro esportes. F1 sempre foi um esporte que acompanhei bastante, e claro, vibrei, sorri e chorei com o saudoso Ayrton Senna. Há poucos dias assisti o último documentário intitulado Senna, e resolvi escrever esse texto. No próximo domingo fará 17 anos de sua morte. Naquele domingo eu assistia à corrida, e como grande parte dos brasileiros fui as lágrimas com o fatídico acidente.

O título do post é provocador, nós amantes da F1 não gostamos quando falam que Senna não foi o melhor de todos. Como piloto eu não tenho dúvidas, estava à frente de seus adversários, foi gênio e fico contente em poder dizer que assisti os 3 campeonatos nos quais foi campeão. Também xinguei muito Alan Prost no campeonato de 1989.

Mas vamos ao que interessa nesse texto, vou explicar o porquê de eu afirmar que Prost foi melhor que Senna.

Prost fazia o que tinha que ser feito para obter resultados. Se chegar em terceiro fosse suficiente ele não iria se esforçar e correr riscos para ser o primeiro. Senna não. Queria ser sempre o primeiro, não importava as circunstâncias. Prost tinha uma visão do todo e lutava pelo alcance do resultado final, Senna era imediatista, focava apenas o momento presente esquecendo que a jornada era longa.

Na corrida em Mônaco em 1988, mesmo em primeiro e muito à frente de seus concorrentes, Senna não diminuiu o ritmo, errou e bateu no muro. Perdeu a corrida. Prost falou na época que ele não queria apenas vencer a corrida, queria humilhá-lo e este era seu pronto fraco. Concordo com Prost.

Prost era político. Sabia usar os bastidores e a politicagem que existe em qualquer organização a seu favor. Senna não tinha papas na língua, era nervoso e impulsivo. O piloto ainda foi vingativo em 1990, onde logo após a largada da corrida jogou seu carro em cima do carro de Prost como uma espécie de vingança e protesto ao que havia acontecido no ano anterior, em que após um choque do carro de ambos os pilotos, Prost conseguiu no tapetão a desclassificação de Senna da corrida e o impediu de ser campeão naquele ano.

Aqui faço uma pequena observação: Só entram para a história os loucos, os que estão dispostos a quebrar algumas regras e fazer história. Não defendo que sejamos arredios e não cumpridores das regras, mas ousar é uma qualidade importante, uma característica que pode fazer diferença no mercado de trabalho tão competitivo. Senna sabia ousar e tinha talento para isto.

O piloto era um obcecado pela perfeição, não admitia estar aquém do que era capaz, não queria estar entre os melhores, era preciso ser o melhor. Prost se preocupava mais com o resultado, seu objetivo era ser eficaz, mesmo não sendo eficiente ao extremo. Ao tentar ser sempre perfeito, Senna cometia erros. Lembre-se que “o ótimo é inimigo do bom”.

Aqui faço outra ressalva e lembro a vitória heroica com apenas uma marcha no carro no GP do Brasil em 1991. Somente pessoas fascinadas pela perfeição e alcance de resultados são capazes de feitos como este.

Você pode concluir e dizer: Senna foi melhor que Prost. Por ele ser Senna e ter obtido resultados sim, ele foi melhor, mas lhe pergunto: Quantos Senna você conhece? Então concluo que é melhor agir como Prost do que como Senna. Afinal, é mais provável você ter o talento de Prost do que ser o gênio que foi Senna.