Aprenda a controlar suas finanças!

Aprenda a controlar suas finanças!

Como você tem administrado seu dinheiro? Não tem administrado? Então é hora de começar.

Eu defendo que o planejamento financeiro pessoal seja disciplina nos três anos do ensino médio, mas isso não acontece e pelo que tenho visto das pessoas que pensam a educação no Brasil não irá acontecer tão cedo.

Também acredito que é obrigação dos pais educar financeiramente seus filhos. O problema é que os pais não controlam nem as próprias finanças, ficando assim impossível educar os filhos.

Hoje não quero falar para você economizar pensando em sua aposentadoria e nem para manter uma reserva para emergências. Na verdade não vou falar nem para você economizar. O que quero lhe dizer é para você só gastar o que é seu.

É horrível pagar juros.

Juros nada mais são que o dinheiro pago pelo empréstimo de dinheiro. Para você não pagar juros, não pegue dinheiro emprestado. Quando falo em pagar juros, não falo somente dos juros pagos quanto se empresta dinheiro junto a uma instituição financeira. Estou falando também dos juros pagos ao comprar um produto em prestações.

Sim, quando você compra em prestações paga juros. O ideal é comprar sempre à vista. Não caia naquela velha ladainha de 4, 6, 10 ou até mesmo 12 vezes sem juros. Você pode propor ao estabelecimento pagar à vista e exigir descontos.

Programe-se para não gastar no mês além do que você ganha. Se quiser comprar um produto mais caro, economize um pouquinho mês a mês e pague à vista com desconto. É mais vantajoso para você.

Tome cuidado também com o cartão de crédito e o cheque especial. Os juros cobrados por eles são dos mais altos. O ideal é você não precisar pagar juros, mas caso não tenha jeito, procure um banco e faça um empréstimo pessoal, os juros cobrados serão menores. Também evite financeiras e agiotas, eles cobram verdadeiros absurdos.

Pronto, meu recado está dado. Se você não quer economizar tudo bem, mas não precisa sair gastando o que não tem.

Juízo!

Artigos relacionados: Vamos falar de dinheiro?; Orçamento familiar; Como economizar dinheiro quando a grana é curta?