Aprenda a fazer um currículo eficiente

Aprenda a fazer um currículo eficiente

É impressionante como muitos que buscam uma vaga de emprego se descuidam do currículo. Um currículo eficiente é o segundo passo para se conseguir um emprego – o primeiro é ter uma boa rede de relacionamentos.

Um currículo não deve ter mais que duas páginas, o ideal é ter apenas uma. Deve ser redigido em fonte tamanho 12; folha de rosto, capa e envelope nem pensar, são desnecessários; o papel deve ser A4 branco; não use fontes extravagantes – Comic Sans MS, por exemplo; cor só existe uma: preta.

Comece o currículo com seu nome completo; logo em seguida apresente seus dados pessoais: profissão, estado civil, número de filhos, idade, nacionalidade e categoria da habilitação. Depois entre com os dados para contato: endereço, telefones, e-mail, cidade, estado e CEP.

Agora coloque o objetivo, a área em que deseja atuar na empresa. Seja claro. Um currículo não deve ser elaborado de forma genérica, portando nada de objetivos amplos. O objetivo deve ir ao encontro da área que você deseja atuar na empresa que entregará o currículo.

Agora vem a parte mais importante, é a hora de falar de sua experiência profissional. Faça um resumo de algumas linhas relatando sua experiência, resultados alcançados e o tempo de atuação. O segredo do seu currículo está nessa parte. Tenha foco, crie um texto direcionado ao ramo de atuação ao qual você está tentando a vaga. Esse texto deve conter entre 5 e 15 linhas; viagens ao exterior relevantes e idiomas podem ser relatados aqui, assim como algum trabalho voluntário. Esse texto deve ser minuciosamente pensando, lido e relido, melhorado e melhorado novamente. É o coração do currículo.

Coloque agora sua formação acadêmica: cursos técnicos, graduação e pós-graduações. Cursos específicos da área de atuação devem vir aqui também. Coloque o título recebido, o nome da instituição onde se formou, carga horário total do curso e o ano de conclusão.

Fale agora da sua trajetória profissional. Relate as três últimas empresas onde atuou. Coloque o nome da empresa, o cargo que exerceu e o período que esteve lá. Aqui você não precisa dar maiores detalhes além dos mencionados, informações relevantes devem estar presentes no resumo de sua experiência profissional.

Escreva agora suas qualificações em cursos de desenvolvimento e características de sua personalidade. Cursos de informática, oratória, liderança devem ser mencionados. Informações do tipo: facilidade de adaptação e relacionamento interpessoal se encaixa em características pessoais.

Algum hobby pode ser mencionado no final do currículo, não é necessário, mas pode ser um diferencial em algumas áreas.

Erros mais comuns

Mentira. Nunca minta, mais cedo ou mais tarde irão descobrir.

Querer fazer um currículo em 20 minutos. Isso é um erro. Um bom currículo leva-se bastante tempo para ser elaborado, às vezes dias.

Informações desnecessárias. Ainda tem gente que coloca todos os documentos pessoais no currículo. Onde você estudou o ensino fundamental também é desnecessário.

Erros ortográficos. Parece incrível, mas não é raridade ver currículos com erros ortográficos.

Falar mal da empresa. Tem gente que usa o currículo para desabafar. Falar mal da empresa ou do chefe é extremamente deselegante, ainda mais no currículo.

Panfletagem. Currículo não é panfleto. Deve ser entregue na empresa certa. Muita gente imprime dezenas de currículos e sai distribuindo a qualquer empresa.

Visual desleixado. Capriche no visual, aparência é sim importante.