Aumente sua produtividade usando o Dropbox.

Aumente sua produtividade usando o Dropbox.

Existem diversas técnicas com foco no aumento da produtividade. Alguns softwares também nos ajudam na tarefa de sermos mais produtivos: o dropbox é um deles. Ele é um programa de gerenciamento e sincronização de arquivos em nuvem. É gratuito.

Ao ser instalado o dropbox no PC ele cria uma pasta de mesmo nome que é sincronizada com o servidor de forma que todo arquivo transferido para a pasta também é mantido na nuvem. O sistema pode ser instalado em mais de um PC e assim se compartilhar arquivos entre vários computadores e ainda os manter na nuvem como forma de backup.

O servidor é sincronizado quando encontra uma conexão disponível, quando não há uma os arquivos ficam apenas no PC que gerou o arquivo.

Uso o dropbox no notebook, tablet e desktop. A sincronização de arquivos entre os três computadores facilita meu trabalho. O tablet é uma ferramenta que me auxilia ao lecionar, faço uso dele em sala de aula. Quando desenvolvo um exercício para meus alunos usando o desktop já o salvo na pasta dropbox e ele é automaticamente sincronizado com o servidor em nuvem e, assim que ligo os outros dispositivos eles também recebem o arquivo. Assim ao chegar à escola e ligar o tablet ele já é atualizado e o arquivo que eu havia criado originalmente no desktop também está presente no meu tablet.

A atualização é ponto forte, é muito rápida.

O software ainda permite o compartilhamento de pastas com outros usuários do programa. No trabalho toda a equipe faz uso dele, temos uma pasta compartilhada com todos onde mantemos trabalhos comuns, processos modelados e demais arquivos de interesse do setor.

Também compartilho uma pasta com meu irmão e assim quando queremos trocar arquivos ao invés de enviarmos e-mail um ao outro o salvamos na pasta compartilhada.

Ele ainda possui uma pasta chamada public que ao copiar um arquivo para ela e depois clicar com o botão direito um link para o download do arquivo é exibido. Tendo o link qualquer pessoa pode realizar a cópia. Uso com frequência essa função quando desejo disponibilizar algum arquivo para os leitores aqui do blog fazerem download ou uma apostila ou exercício para meus alunos.

O dropbox fornece gratuitamente 2 GB, porém mais espaço pode ser comprado ou adquirido. Se ganha espaço pela indicação de novos usuários. É possível adquirir um espaço grátis de até 16 GB. Acredito que o espaço seja suficiente para a grande maioria dos usuários, mas quem precisar de mais poderá comprar.

O dropbox é um software simples e fantástico. Quando a tarefa é compartilhar, sincronizar e manter arquivos em nuvem ele é o programa certo. Aumente sua produtividade usando o dropbox.

Fazendo seu cadastro gratuito através deste link você será um novo usuário indicado por mim e assim eu ganharei mais alguns megabytes de espaço. Agradeço se você fizer esta gentileza.

Boa quinta-feira!