Banco ou corretora, onde investir?

Banco ou corretora, onde investir?

Realizar investimentos é uma opção muito requisitada entre aqueles que desejam uma boa saúde financeira. Muitos brasileiros e brasileiras recorrem à aplicação de capital para obter maior estabilidade e aumento de patrimônio.

Entre as principais preocupações dos investidores, destaca-se a escolha sobre a melhor forma de investimento. Afinal, é melhor investir por meio de bancos ou corretoras?

Continue conosco e aprenda mais sobre essas duas opções. Boa leitura!

Bancos

Os bancos nada mais são do que instituições financeiras, privadas ou públicas. Geralmente, são eles a primeira opção da maioria dos investidores, que sentem nessas instituições maior segurança e confiabilidade. Os bancos fazem parte da rotina de grande parte da população, por isso garantem maiores oportunidades de oferecer seus serviços ao público.

Mas o que muita gente talvez não observa é que os bancos oferecem uma gama de investimentos muito limitada, estando sempre vinculada aos interesses da instituição, que, cá entre nós, nem sempre vai ser a opção mais vantajosa para o cliente, principalmente em termos de rentabilidade.

É aí que as corretoras acabam se superando. Vamos conhecê-las melhor?

Corretoras

Podemos definir as corretoras como instituições que atuam no intermédio de negociações que envolvem títulos, ações e ativos de investimento. Somente por essa definição, já dá para perceber que elas são mais conectadas com o mundo dos investimentos.

Existe uma imensa variedade de corretoras e seus respectivos produtos. Para contratar uma corretora devidamente regulamentada, basta acessar o site da Bovespa e procurar pelo nome da instituição.

As corretoras geralmente proporcionam maior acessibilidade e podem oferecer serviços mais alinhados com os objetivos financeiros dos clientes.

Isso significa que as corretoras serão sempre a melhor opção para investimentos? A resposta é não. E a explicação é clara.

Melhor opção

Quando se trata de lidar com instituições financeiras, não importa de qual natureza, é sempre recomendável buscar informações mais aprofundadas e ter clareza dos seus objetivos financeiros. Dessa forma, você estará mais apto para se esquivar de propostas que não são convenientes para os seus planos e, assim, garantir mais foco para os seus empreendimentos.

Quanto aos bancos, as taxas embutidas podem ser muito altas, por exemplo as taxas de administração. Além disso, é muito recorrente que os gerentes tentem encaixar os seus objetivos nos produtos e serviços por eles ofertados, em vez de buscar as melhores opções para você.

Já no caso das corretoras, é bem verdade que você tem mais possibilidades de escolha, entretanto o risco de ser induzido a opções não tão rentáveis para você também é muito grande, tendo em vista que elas também atuam em prol dos interesses corporativos.

É por isso que a melhor escolha sempre vai ser aquela em que houver maior planejamento prévio.

Para investir com mais segurança, busque sempre saber mais detalhadamente sobre os produtos e serviços em questão, sobre as taxas envolvidas, sobre as reais possibilidades de retorno e também sobre os termos estipulados pela instituição.

Um investidor de sucesso é aquele antenado nas ofertas e que conhece muito bem a sua situação financeira e o seu perfil de investidor. Tendo domínio desses conhecimentos, negociar com as grandes corporações pode ficar muito mais simples e seguro.

Esperamos que o texto tenha sido muito útil para sua jornada no mundo dos investimentos. Acesse nosso site e receba mais conteúdos de qualidade.

Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!