Banco Panamericano: Cuidado com investimentos alavancados.

Banco Panamericano: Cuidado com investimentos alavancados.

O caso “Banco Panamericano” foi amplamente comentado pela mídia nos últimos dias. Eu sei que estou um pouco atrasado, mas mesmo assim, vou usar o caso para fazer um alerta: cuidado com investimentos alavancados.

Você deve ter lido que o mega empresário dono do SBT e mais famoso que a própria emissora, Sílvio Santos, é o principal investidor do banco. Sendo bem direto ele é o dono do banco. Não sei se você sabe, mas o governo, através da Caixa Econômica Federal, adquiriu 49% do capital volante do banco no final do ano passado. Odeio termos técnicos. Capital volante é o dinheiro real que uma instituição possui, ou seja, o dinheiro disponível em caixa, não emprestado e nem o que ela possa ter a receber.

Silvio Santos, através de empréstimo concedido pelo FGC (fundo garantidor de crédito), injetou no banco 2,5 bilhões de reais e deu como garantias o próprio SBT. Tal quantia é para repor o erro contábil encontrado no mês passado na mesma quantia. Sendo bem direto também, embora não podermos afirmar, entenda erro contábil como fraude.

O empréstimo será pago em 10 anos, sem juros, apenas com a correção da inflação. Haverá carência de 3 anos para o início do pagamento.

A história é esta.

Agora faço algumas observações.

Se a Caixa Econômica Federal adquiriu no final do ano passado boa parte do banco, com certeza realizou auditoria para avaliar o negócio. Como não percebeu tal discrepância contábil? É, é estranho.

A rede globo divulgou amplamente o caso na mídia televisiva e em suas demais mídias. O SBT é concorrente, o Silvio Santos é concorrente. Falar mal do banco pode trazer maiores lucros à rede Globo. Tome cuidado com tudo o que você lê.

O mercado especulativo agiu rapidamente. Ouve forte venda das ações do banco e o preço do seu papel caiu 30%.

As ações dos demais bancos caíram. Por quê? Simplesmente porque são bancos também. Não caíram com a mesma força, mas caíram.

Agora algumas dicas.

Cuidado com investimentos alavancados. Investimento alavancado é aquele onde realizo um empréstimo para emprestá-lo com juro maior do que o que estou adquirindo. Também quando compro um ativo financiado imaginando que ele irá se valorizar e vou honrar o empréstimo e ainda ter lucro com a venda do ativo. Investir em bancos é de forma indireta investir de forma alavancada.

Não invista em empresas pequenas que operam de forma alavancada. É furada.

E para terminar, vou ser incoerente com a frase acima. Se você tiver estômago e perfil arrojado, invista no banco Panamericano. O momento é bom para especular. É bem provável que o preço da ação volte a se recuperar no futuro próximo.

Bom final de semana!