Como o BPO Financeiro pode melhorar o seu negócio

Como o BPO Financeiro pode melhorar o seu negócio

Provavelmente você já se deparou com folha de pagamento para fazer, pagamento de fornecedores pendente e ainda resta aquela longa conferência de caixa. Este são sintomas de que terceirizar o seu financeiro pode ser uma alternativa inteligente para o seu negócio, isto se chama “BPO Financeiro”. O BPO Financeiro oferece para o dono liberdade para cuidar de onde realmente se faz dinheiro no negócio e coloca as finanças da sua empresa nas mãos de especialistas no assunto. Listamos uma série de vantagens de começar o BPO Financeiro no seu negócio.  

Como começar

O BPO financeiro pode começar cuidando do seu fluxo de caixa e se estender a emissão de nota fiscais, folha de pagamento e até comunicação com a contabilidade, vai depender do tamanho do seu negócio e das necessidades dele.

O ideal é começar pela organização financeira mais básica da empresa, como por exemplo a organização do fluxo de caixa. A organização do fluxo de caixa é um ponta-pé inicial perfeito, pois com ele pronto você consegue prever as despesas e as receitas, sem comprometer o caixa da empresa, avaliar a necessidade de solicitar empréstimos ou negociar prazos com fornecedores.

O segundo passo é desafogar você das obrigações mensais, como por exemplo a folha de pagamento de funcionários e a emissão de notas fiscais.

E por último acrescente outros serviços que te sobrecarregam na gestão financeira, normalmente são aquelas rotinas diárias e burocráticas que você não tem tempo para realizar por contas das outras demandas da empresa. O alerta deve ser ligado se a gestão financeira do seu negócio está ficando de lado, isto pode te levar a falência.

Veja mais alguns serviços que podem ser terceirizados:

  • Lançamento de contas a pagar e a receber no sistema de gestão financeira;
  • Agendamento de pagamentos;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão de documentos;
  • Análise de crédito;
  • Emissão de relatórios contábeis;
  • Comunicação e gestão conjunta com a contabilidade.

Vantagens do BPO Financeiro

1 - Operação simplificada

Em primeiro lugar você não precisa mais dedicar muitas horas do seu dia para lidar com as questões financeiras e não precisa de um departamento financeiro dedicado. Agora você tem o seu financeiro aos cuidados de especialistas da área por um valor mensal definido, assim você evita gastos com contratação de funcionários e mantém uma operação enxuta. Ainda é necessário que uma pessoa faça o intermédio entre a empresa que está prestando os serviços e o negócio, mas a atuação é bem mais simples e demandam menos pessoas no processo.

2 - Diminuição de custos

Você paga ou já pagou multas por atraso de pagamento de uma conta ou boleto. Ou pior, esqueceu de pagar aquele fornecedor importante. Com a terceirização isto não será mais rotina dentro do seu negócio. Você terá tudo isso muito bem organizado e com os prazos de  pagamento muito bem definidos. Desta forma você pode renegociar dívidas, prazos e até mais alguns dias para acertar com aquele fornecedor.

3 - Retorno em DINHEIRO

Optar pelo BPO Financeiro vai te deixar mais livre para cuidar de outras áreas, como vendas e marketing, onde o retorno é: mais dinheiro no seu bolso. Aproveite a terceirização para aplicar todo o seu conhecimento do negócio nestas áreas e faça sua empresa decolar.

Conclusão

A maneira ideal para começar o BPO Financeiro no seu negócio é realizar a transição do seu financeiro aos poucos, quando a terceirização dos seus recursos financeiros estiver mais madura você vai poder aproveitar ao máximo o tempo que foi economizado das suas tarefas financeiras para se dedicar a levar sua empresa para outro nível. Os educadores financeiros costumam dizer que o financeiro é o pulmão do seu negócio, se ele estiver caminhando com as próprias pernas é um sinal que sua empresa está no caminho do sucesso, porém, se você deixar ele de lado o seu negócio vai a falência. Escolha os serviços que você precisa terceirizar hoje e coloque sua empresa no eixo.

Sistema para BPO Financeiro, Clique aqui