Como se tornar um milionário

Como se tornar um milionário

Muitas pessoas sonham e ficar ricas e ter tudo aquilo que sempre sonharam. Para ser um milionário, não basta sorte e jogar na loteria toda semana. Existem formas concretas e, acredite, bastante possíveis de conseguir atingir esse objetivo financeiro em sua vida. Ser disciplinado, organizar suas prioridades financeiras e fazer bons investimentos são apenas os primeiros passos.

Economize!

Independentemente de sua renda mensal, procure sempre guardar um pouco a cada mês. Coloque todas as fontes de renda e seus gastos na ponta do lápis, se possível utiliza um sistema de controle financeiro pessoal e, a partir do momento em que os gastos forem menores que a renda, já é possível pensar em um “pé de meia” para o futuro.

Além disso, é importante lembrar que a economia acontece também no cotidiano. É possível aproveitar atividades gratuitas de lazer, ir ao supermercado no dia de ofertas, pensar duas vezes antes de fazer compras de roupas, etc. Somando todas essas economias, você pode terminar o mês com mais dinheiro para investir.

Conte sempre com imprevistos

Tudo bem que investir o dinheiro economizado é importante, mas não é suficiente para lidar com os imprevistos do dia a dia. Seja o carro que quebrou no caminho para o trabalho, seja o celular que foi roubado, sempre existem imprevistos que nos fazem gastar além do que foi inicialmente planejado. Por essa razão, é sensato contar sempre com alguns imprevistos. Uma margem de folga orçamentária não terá prejuízos, já que ela pode ser revertida em aplicações caso não seja utilizada.

Aprenda a investir de forma inteligente

Quer investir, mas ainda está preso à poupança? Para ser milionário, é preciso investir de forma inteligente e pensar no custo de oportunidade envolvido nas aplicações econômicas. Por mais que um investimento possa apresentar rendimentos, se eles forem inferiores ao que você estaria ganhando em outro investimento, há aí uma perda, um custo de oportunidade perdida. Faça pesquisas em sites especializados na internet para encontrar os melhores investimentos atualmente, bem como aqueles que mais se adequam às suas necessidades. Se possível faça um bom curso sobre como investir o seu dinheiro, eu recomendaria um destes dois cursos, “Investidor de Sucesso” ou “Carteira rica”, aprender a investir seu próprio dinheiro é fundamental e pode mudar de vez a sua vida. Esqueça aquela conversa do gerente do seu banco, fazendo algum destes dois cursos você vai perceber que os rendimentos oferecidos pelo seu gerente, na maioria das vezes são minúsculos perto daquilo que você pode alcançar.

Procure não fazer dívidas e quite rapidamente seus débitos

Parece fácil, mas realmente não é. Enquanto tentamos quitar as dívidas acumuladas nos meses passados, acabamos nos comprometendo com novas compras e gerando ainda mais endividamento. Corte esse ciclo! Procure quitar suas dívidas do passado e priorizar compras à vista (com desconto!) no futuro. Somente parcele compras que efetivamente não possam ser realizadas à vista.

Seja criativo e gere renda extra

Já pensou em abrir um negócio por conta própria, mas não quer deixar o emprego em que está atualmente? Que tal gerar renda extra experimentando, nas horas vagas, atividades de empreendedorismo? Coloque em prática suas ideias de negócio e aproveite para “testar as águas” do mercado. Muitas dessas ideias podem virar empreendimentos de sucesso extremamente lucrativos. Veja aqui “13 Maneiras de gerar renda extra e acrescentar seu salário

Pense no longo prazo

Com exceção de quem ganha na loteria, ninguém se torna milionário da noite para o dia. Procure pensar no longo prazo, direcionando seus esforços e investimentos hoje para que daqui alguns anos você consiga acumular o patrimônio que tanto deseja. Preocupar-se excessivamente com o presente pode gerar frustrações e investimentos irracionais.

Invista em sua educação e capacitação técnica

Parece óbvio, mas muitos profissionais ainda negligenciam este fato: funcionários que investem mais em qualificação pessoal e formação acadêmica alcançam níveis salariais mais altos em suas carreiras. Para garantir que você também seja bem-sucedido em sua carreira de escolha, busque sempre se atualizar, seja por meio de ensino à distância, leituras diárias, especializações, cursos de línguas, entre outros.

Lembre-se você também pode ser um milionário, só depende de você e da sua força de vontade.

Grande abraço!