20 de junho de 2019

Como utilizar as redes sociais para aumentar minhas vendas online?

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É raro conhecermos alguém que não possui nenhuma rede social — nem que seja por interesse estritamente profissional, como é o caso do LinkedIN. Um dado interessante é que o Brasil lidera com folga o ranking de mais tempo gasto em redes sociais.

Repare na próxima ida para o trabalho, no metrô, ônibus ou até mesmo no trânsito: as pessoas sempre param para dar uma olhada no Facebook, Instagram, Twitter e outros, certo? Some todo esse tempo e verás que o dado não é exagerado.

Se as pessoas estão passando tanto tempo assim nas redes sociais, é hora de aproveitar essas ferramentas para aumentar as vendas online de sua empresa. Contudo, antes de partirmos para os benefícios, é preciso tratar do planejamento:

Primeiro passo: elaborar a estratégia de redes sociais

O primeiro passo é ver como o core business se encaixa nas diferentes redes sociais. Por exemplo, lojas de roupa e produtos de beleza tendem a se sair bem no Instagram, uma rede social muito visual.

Já os advogados, que não contam com esse tipo de apelo para seus serviços, podem se beneficiar do modelo do Facebook para publicar seus insights e conselhos jurídicos, tornando-se formadores de opinião e referências.

O Twitter, por sua vez, pode ser uma ferramenta de fácil interação, mas precisa de acompanhamento regular para responder quem interage com a marca. O importante, nesse momento, é que você entenda como pode se relacionar com seus clientes e prospects de uma forma que faça sentido para o seu negócio.

Segundo passo: compreender o público

Uma parte integral do processo de vendas é conhecer os seus potenciais clientes e estabelecer relações com essas pessoas. As redes sociais são excelentes ferramentas para melhorar esse processo e, consequentemente, aumentar as vendas online.

Em suma, as mídias sociais auxiliam as empresas a compreender como os clientes estão vendo a marca, o que eles desejam, ou o que eles querem que seja melhorado em produtos e serviços já oferecidos.

A partir dessas informações, você poderá adequar sua oferta de produtos e serviços, bem como elaborar campanhas que estejam em maior consonância com seu público.

Terceiro passo: investir em ads

As redes sociais sabem de seu potencial para canais de venda ou potencializadores de tráfego, ou seja, você pode utilizá-las para elaborar anúncios altamente segmentados, voltados a um público específico, que vai compreender a mensagem que você deseja passar.

Isso pode ser feito tanto para aumentar as vendas online diretamente, quanto para outras finalidades, como incrementar o tráfego de um blog afiliado ao seu e-commerce, por exemplo.

Quarto passo: aumentar as vendas online

A produção de conteúdo para blogs, bem como interações nas mídias pessoais, é uma alternativa que mantém seu negócio em evidência graças à abrangência desse meios. E, ainda melhor do que isso, não é uma propaganda óbvia, que tende a afastar as pessoas. Você criará no cliente uma vontade genuína de adquirir seu produto ou serviço, apenas oferecendo informações interessantes e um contato próximo.

Assim, havendo uma estratégia bem definida para que a empresa utilize as redes sociais, seguida de uma interação e compreensão dos clientes, o caminho natural é aumentar as vendas online.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, antes de começar a explorar os benefícios que o seu negócio pode obter com as redes sociais, aproveite para compartilhar esse post com seus amigos!

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