Computação em Nuvens: o que é isso?

Computação em Nuvens: o que é isso?

Nos últimos anos, o conceito de Computação nas Nuvens (ou Cloud Computing) tem apresentado certo destaque no meio corporativo.

A chamada Computação em Nuvens está se tornando uma tecnologia emergente e despertando o interesse de muitas companhias jovens a se aventurarem nas “nuvens”. Já em companhias estabelecidas, este número ainda é reduzido. A mudança tem sido motivada pelo desejo de simplificar as operações como: diminuir custo de energia, hardware e, até mesmo, pessoal.  É isso mesmo, tem empresas desativando o departamento de TI após a migração do seu data center para fora da empresa via serviços de hospedagem convencionais.

A Computação em Nuvens refere-se à idéia de utilizarmos diversas aplicações (software, por exemplo) pela internet, em qualquer lugar, independente da plataforma e com a mesma praticidade de tê-las instaladas em nosso computador.

Nós estamos habituados a utilizar uma aplicação instalada em nosso próprio PC, bem como armazenar arquivos e dados. No meio corporativo essa realidade é um pouco diferente, uma vez que encontramos casos em que aplicações ficam disponíveis em servidores e podem ser acessados por qualquer terminal autorizado por meio da rede.

 A grande vantagem desse modelo se encontra na possibilidade em utilizar as aplicações mesmo sem acesso (off-line) à internet ou à rede. Porém, todas as informações ficarão restritas a esse PC, a não ser que esteja compartilhado em rede. Mais isso pode trazer algumas limitações, como a necessidade em adquirir licença de um software para cada computador. As preocupações desta modalidade estão concentradas na segurança e latência dos aplicativos. Pois, confiar dados e aplicativos a terceiros exige que o cliente tenha de saber como os fornecedores de “nuvem” lidam com o problema de segurança e arquitetura.

Com a Computação em Nuvens, cabe ao fornecedor da aplicação todas as tarefas relacionadas ao desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, segurança, etc. O usuário não tem mais que se preocupar com isso, apenas saber quais aplicações estão disponíveis nas “nuvens”, acessar e usar.

Outro conceito ligado a Computação em Nuvens é o Software como Serviço (SaaS). Nessa modalidade, o software é oferecido como serviço, não sendo obrigatório, ao usuário, adquirir licença de uso para instalação, apenas paga-se um valor periódico – uma espécie de assinatura – pelos recursos utilizados ou pelo tempo de uso.

Certamente, a Computação em Nuvens é a nova tendência tecnológica no mundo corporativo e, arrisco dizer, até mesmo para os usuários domésticos. Pois, com a crescente expansão dos netbooks, que possui espaço de HD reduzido e a facilidade de acesso à internet, ficará muito mais fácil e prático ter acesso a inúmeras aplicações e softwares, sem ter que adquirir licenças e ocupar enorme espaço de memória com instalações.