Descubra se vale a pena tirar seu dinheiro do tesouro direto

Descubra se vale a pena tirar seu dinheiro do tesouro direto

Com a taxa básica de juros da economia, a Selic, em baixa nos últimos períodos, surge uma dúvida para os mais variados investidores: vale a pena tirar seu dinheiro do Tesouro Direto? A pergunta, pertinente, possui várias respostas e é fundamental no atual momento.

Isso porque os níveis de aporte e retirada de capital do programa do Governo Federal para a emissão de títulos - o Tesouro Direto - bateram recordes nos últimos anos. Ou seja, com tanta gente aplicando, mas também tirando seu dinheiro dessa plataforma, a dúvida atinge vários aplicadores.

Para elucidar esse tema, vamos explorar se realmente vale a pena tirar seu dinheiro do Tesouro Direto, quando fazer isso e quais opções escolher para migrar. Acompanhe.

Qual seu objetivo e perfil de investidor?

O primeiro ponto para você identificar a viabilidade de resgatar seus dividendos tem muito a ver como você investe. Primeiramente, responda a seguinte questão:

- Qual objetivo eu quero com o dinheiro aplicado no Tesouro Direto?

E, na sequência, também procure saber:

- Eu tenho um perfil de investidor agressivo, moderado ou conservador?

Na primeira pergunta, se o objetivo é a longo prazo, às vezes não vale a pena tirar o dinheiro, visto que poucos títulos atingem mais de 10 anos. Ou seja, com a mágica dos juros compostos, produtos financeiros como o Tesouro IPCA, indexado a esse indicador, podem ser muito atrativos - você deixa seu dinheiro rendendo sem se preocupar.

E, se a resposta é que você possui um perfil conservador, então mantenha o seu investimento no Tesouro Direto. No máximo, procure um Certificado de Depósito Bancário (CDB), com uma rentabilidade maior - tema do nosso próximo tópico.

O fator rentabilidade

Sem meias palavras: se você quer rentabilidade, então tire seu dinheiro do Tesouro Direto. Isso porque, com exceção da poupança, é o investimento com menor retorno do mercado. Até mesmo fintechs e instituições financeiras, como o Nubank, pagam valores similares, com uma liquidez melhor.

É claro que a rentabilidade precisa vir, se você for conservador, com segurança. Não adianta, dessa forma, tirar seu dinheiro do Tesouro e migrar para um investimento que não possua garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que te devolve o valor de até R$ 250 mil caso haja um problema na instituição que você mantém o título.

Pode tirar. Mas, não tudo

Para complementar, vale o destaque de que qualquer bom investidor tem diversificação na sua carteira. Então, ao estabelecer seus objetivos, ver seu perfil de investidor, descobrir uma rentabilidade adequada, você pode deixar parte dos dividendos no Tesouro Direto.

Assim, compõem-se uma carteira com o mais seguro dos investimentos, que são estes títulos do Governo Federal; enquanto os outros, como o próprio CDB, LCI e LCA podem compôr um ‘meio-termo’; e as ações podem ser feitas para estratégias de rentabilidade.

Acompanhe o mercado

A Selic varia. O mercado financeiro muda. Consequentemente, tirar seu dinheiro do Tesouro Direto pode ser uma boa estratégia hoje, mas não aplicável no futuro.

O importante é sempre se manter bem informado e contar com o que a tecnologia oferece para controlar suas finanças e investimentos.

E, nosso blog conta com os artigos que você precisa, enquanto no nosso site você conhece um sistema adequado para estas e outras situações. Não deixe de acessar!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!