Desenvolvimento de equipes

Desenvolvimento de equipes

Semana passada, nos três últimos dias da semana, participei de uma oficina sobre Desenvolvimento de Equipes.

A oficina é um curso da ENAP (escola nacional de administração pública) que aconteceu, nesta oportunidade na FESC (fundação educação de São Carlos). O RH da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) bancou o curso, e claro, eu participei.

A oficina foi ministrada pela professora Simone Gomes Costa. Ela mora no Rio e esteve em São Carlos para este fim.

A primeira definição que tem que ficar clara é que grupo não é equipe.

Características dos grupos

Grupos são coesos. Possuem ideias comuns e são unidos por interesses semelhantes. São homogêneos. Os membros de um grupo possuem tarefas mais intercambiáveis e trabalham juntos por objetivos bem definidos em termo de tarefa e tempo.

Características das equipes

Equipes possuem elementos interdependentes que se completam mutuamente. Obrigatoriamente devem ter divergências de opinião. Ideias são da equipe e não do indivíduo. Equipes são heterogêneas, possuem compromisso e confiança plena entre seus membros. Estão focadas na missão e visão da organização, voltadas para o todo e não somente para a tarefa. As funções dos membros de uma equipe são bem definidas, eles constroem uma história e um futuro.

Equipes são formadas por um número não muito grande de integrantes – entre 5 e 12. Os membros possuem vinculo interpessoal e estão engajados pessoalmente. Equipes têm objetivos coletivos, aceitos e desejados por todos.

Em equipes exige-se total profissionalismo. A liderança é participativa e democrática, o trabalho é distribuído de forma justa e igualitária, há interação constante e respeito entre os membros. Autonomia e informalidade é outra característica que surge devido à confiança.

Uma equipe tem propósitos e clareza em relação à missão a ser cumprida.

Desafios pessoais do trabalho em equipe

Os membros de uma equipe devem buscar o aperfeiçoamento pessoal, sobrepor os interesses da equipe em relação aos interesses pessoais. Superar sentimentos individuais.

Conflitos

Conflitos são construtivos e devem ser usados para o amadurecimento e crescimento da equipe.

Em resumo, equipes são muitos mais que grupos. A formação de equipes leva-se tempo e exige maturidade pessoal e profissional de seus elementos.