Dicas para usar o cartão de crédito ao seu favor

Dicas para usar o cartão de crédito ao seu favor

A princípio, o cartão de crédito surgiu para trazer muito mais facilidade para o dia a dia das pessoas. Permitindo realizar compras e pagar depois, é um instrumento excelente para quem quer adquirir um produto ou serviço e não pode fazer o pagamento imediatamente. No entanto, se não utilizado de forma responsável, pode comprometer todo um orçamento e gravemente endividar o usuário.

Um dos principais problemas do cartão de crédito é dar ao usuário a ilusão de que pode gastar dinheiro sem realmente tê-lo. Na verdade, toda compra é a prazo, ou seja, eventualmente, ela deverá ser paga. Só que, com um uso estratégico e responsável, o usuário pode aproveitar muitas vantagens do cartão de crédito e otimizar as suas finanças.

Veja a seguir 7 dicas para usar o cartão de crédito ao seu favor:

Nunca pague só o mínimo

As bandeiras de cartão de crédito oferecem ao usuário a possibilidade de pagar apenas uma parte da fatura em vez de optar pelo valor total. Aí está uma das maiores armadilhas no uso do cartão, pois pode acabar prendendo uma pessoa a dívidas por bastante tempo. Afinal, com o pagamento do mínimo, vão aumentando os juros e o valor devido.

Renegocie a anuidade

Na maioria dos casos, a anuidade é aquela taxa cobrada de todos os usuários pelos serviços prestados pelo cartão de crédito. Em geral, é uma quantia cobrada de forma parcelada, que aparece todos os meses na fatura. Na realidade, trata-se de um valor que pode ser renegociado com o banco. Os especialistas recomendam entrar em contato com a instituição e encontrar um acordo mais vantajoso. Afinal, o cliente sempre pode cancelar aquele cartão e passar a usar o de um concorrente.

Nunca atrase o pagamento

Parece básico, mas é o principal problema de quem acumula uma dívida e fica preso a ela por muito tempo. As companhias de cartão de crédito lucram e se mantém em negócio graças ao que é faturado com os juros de quem deve para elas. E eles costumam ser bem agressivos. Tenha em mente a data do vencimento do seu pagamento e nunca deixe que ele atrase.

Planeje suas finanças

Ajuda em muito no item anterior se o seu consumo é regrado. Por definição, o cartão de crédito incentiva o consumo de produtos pelos quais não podemos pagar ainda. É importante focar na seguinte ideia: somente faça uma compra com o cartão de crédito se você tem certeza de que dinheiro entrará para realizar este pagamento. Considere sempre a data de vencimento da fatura e as movimentações da sua conta.

Atenção aos cartões de lojas

A maioria das lojas de departamento e roupas possuem cartões próprios, que prometem descontos exclusivos nos produtos daqueles estabelecimentos. Muita atenção ao utilizar estes cartões, já que, apesar de parecerem trazer muitas facilidades, podem esconder tarifas ocultas que acabam tornando o uso deles inviável. Leia com atenção o contrato e certifique-se de que não há taxas nem anuidades atreladas.

Informe-se sobre vantagens

Existem diversas bandeiras de cartão de crédito disponíveis, e elas buscam ganhar clientes oferecendo vantagens exclusivas. Se você não faz ideia de quais elas sejam, pode ser que esteja perdendo a oportunidade de usufruir delas. Afinal, boa parte destes serviços necessita da ativação do usuário. Você pode estar perdendo pontos que poderiam se transformar em bons descontos em compras ou em milhas aéreas, por exemplo.

Reduza o limite

Conforme o usuário vai tendo o limite do seu cartão de crédito aumentado, pode ser que comece a se sentir propício a gastar mais. Isso é um erro, afinal, o dinheiro disponível na conta não muda. Evite que este limite seja muito alto para criar um mecanismo de disciplina eficiente. Se a sua instituição bancária lhe proporcionar um alto limite, peça para diminuí-lo. Como usuário, você tem pleno controle sobre isso.

Assim como em qualquer assunto relacionado a finanças pessoais e gastos, o uso do cartão de crédito requer planejamento estratégico e responsabilidade. Se você sentir que não possui a disciplina necessária para fazer um bom uso deste recurso, tome a iniciativa de livrar-se dele. Mas caso deseje melhorar o seu uso, siga estas dicas e aproveite todas as vantagens dele sem cair nas armadilhas mais frequentes!

Você utiliza o cartão de crédito de maneira responsável? Já se enrolou ao usá-lo? Deixe o seu comentário!