Discordei de Mauro Halfeld ontem na rádio CBN

Discordei de Mauro Halfeld ontem na rádio CBN

Diariamente ouço no site da CBN o podcast de Mauro Halfeld (finanças) e Max Gehringer (mercado de trabalho). Recomendo, são muito bons.

Ontem discordei da resposta de Mauro Halfeld a dúvida de um ouvinte. Ele afirmava que sua esposa é professora e tem renda mensal de 2 mil reais e uma economia de 300 mil reais acumulada ao longo dos anos. Ela deseja se aposentar e gostaria de saber o que fazer com o dinheiro acumulado para manter a renda mensal atual. Se deve abrir um negócio próprio ou investir no mercado financeiro.

O conselho do consultor foi para o casal abrir uma escola, ou de educação formal ou de cursos livres e idiomas aproveitando do conhecimento de professora da esposa do ouvinte.

Como administrador eu não aconselho tal negócio. Simplesmente porque a experiência dela como professora há ajudará muito pouco no gerenciamento de uma escola. Administrar não é lecionar, sua experiência em sala de aula poderá mais atrapalhar o gerenciar do negócio do que ajudar.

Aí está o grande erro dos pequenos empreendedores, achar que por terem experiência na área serão bons gestores. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Como empresária ela não dará mais aulas, negociará com fornecedores, contratará professores e demais funcionários – administrativos e de limpeza e manutenção – o que nada tem haver com lecionar. Sua experiência em sala de aula terá pouco proveito no mundo corporativo. Sem traquejo administrativo o negócio terá poucas chances de sucesso.

Outro erro que acontece bastante é um professor ao montar uma escola, achar que todos os professores contratados devem possuir as mesmas características que ele considera ideal a um bom professor. É querer impor seu estilo pessoal de lecionar como norma da escola. Uhum, isso é furada. Cada professor tem seu estilo próprio que deve ser respeitado sempre.

O que eu aconselho ao casal?

Investir o dinheiro e que ela não pare de trabalhar, pois não conseguirá, neste momento, manter o mesmo padrão de gastos mensais sem descapitalizar o dinheiro.

Meu conselho vai no sentido de diminuir a carga horária pela metade e aplicar os 300 mil reais num investimento de baixíssimo risco com rentabilidade corrigida pelo IPCA. A melhor escolha, hoje, seriam os títulos públicos NTN-B que pagam juros semestrais. Há títulos que pagam aproximadamente 7% acima da inflação, o que dá um rendimento mensal, antes do IR, de 1.750 reais.

Eu a aconselharia portando a dar aulas particulares em sua própria residência para conseguir uma renda e, juntamente com o rendimento do investimento no tesouro direto, acumularia de forma tranquila e sem estresse os 2 mil reais que ela deseja para manter o padrão de vida atual.