Empatia numa relação ganha-ganha

A palavra empatia vem do grego, pathos, e significa emoção. No português empatia tem como significado pensar como o outro, colocar-se no lugar do outro.

As negociações nos dias atuais acontecem numa relação ganha-perde, onde se procura ganhar sempre, sem empatia alguma com quem se negocia. Esse tipo de relação gera desgaste e é prejudicial para todos.

Defendo a negociação ganha-ganha, a negociação feita com empatia. Em toda negociação o ideal deve ser o bem comum, onde ambos os lados saiam satisfeitos e propícios a futuras negociações. Em negociações desse tipo não há “cartas na manga”, o jogo é limpo, olho-no-olho. Em negociações ganha-ganha se deseja o bem comum, a preocupação é a satisfação mútua.

É fato que poucas pessoas pensam assim. No mundo em que vivemos o importante é levar vantagem em tudo, é se dar bem. O mundo é dos espertos. Enquanto continuarmos com este tipo de pensamento retrógrado, não iremos evoluir. Negociações com esta base moral levam há desgastes futuros. Negociações tensas onde não existe confiança, um vê o outro como uma cobra pronta a dar o bote.

Como proceder?

Ao negociar procure entender o seu negociador, compreender suas reais necessidades, o que ele almeja, o que é bom para ele. Aprenda a escutar e não somente ouvir. Preste atenção no que o outro fala e passe a pensar empaticamente.

Mas ele irá agir assim?

Talvez sim, talvez não. Porém suas atitudes não podem ter como referência o outro. Atitudes como esta deve partir de dentro para fora. Para mudar o mundo devemos começar mudando a nós mesmos. Ao agir de forma diferente você será notado, logo perceberão que existe algo diferente em você, que você é digno de confiança.

Como começar?

No seu dia-a-dia, no conversar com seu cônjuge, com seu país, com seus filhos; aí é só ir evoluindo, no conversar com amigos, depois nas reuniões internas da empresa, com seu chefe e por último com seus clientes. O negócio é evoluir, não adianta você querer mudar do dia para noite, pensar ganha-ganha exige mudança de paradigma e para se mudar um paradigma leva-se tempo.

Acredito em você, boa sorte.