Equilibrando sua vida financeira.

Equilibrando sua vida financeira.

Esse e dezenas de outros blogs que você acessa toda semana vive te aconselhando a economizar e investir parte do seu salário. O objetivo é fazer o dinheiro render e se multiplicar ao longo dos anos de forma que na aposentadoria você não seja tão dependente do INSS, que você tenha uma velhice digna e que dê preferência não seja dependente financeiramente de ninguém.

Perfeito, mas este é o segundo passo a ser dado, o primeiro é conseguir equilibrar sua vida financeira.

E como ter equilíbrio financeiro?

Se você gasta além da conta, primeiro deve se conscientizar que um problema existe, deve admitir para si mesmo o problema e querer superá-lo. A empolgação consumista existe em quase todos nós e sabendo disso, as propagandas são cada vez mais agressivas e invasivas. Sabem de nossa fragilidade e procuram explora-la ao máximo. Sim, elas são apelativas, mexem na ferida, muitas, atrevo-me a dizer a grande maioria, são antiéticas e abusivas.

Por incrível que pareça muitos não sabem quanto ganham e não sabendo quanto ganham não sabem o quanto podem gastar. Anote cada centavo recebido, mantenha um fluxo de receitas e despesas. Não importa se num caderno, numa planilha ou num software para este fim, o importante é ter controle do seu fluxo de caixa. Você anotando quanto ganha poderá saber o quanto poderá gastar.

Agora, não entre na conversa de bons vendedores que lhe falam, quando você acusa um produto de estar caro, que pode ser pago em 3 vezes. À vista ou em mais vezes você terá que pagar do mesmo jeito. O produto não fica mais barato por ter sido pago em vezes. Essa sensação é puramente psicológica, nos engana e quase sempre nos arrependemos depois.

Mude o hábito que foi criado com a estabilização de nossa moeda – compras parceladas – e passe a comprar somente à vista. Veja como é gostosa a sensação de economizar um pouquinho mês a mês e poder falar de boca cheia para o vendedor: vou pagar à vista.

Controlando as receitas de forma, a saber, quanto entra em caixa e comprando à vista, já é meio caminho andado para manter o controle financeiro, o próximo passo é gastar menos e lembrar que imprevistos acontecem.

Você sabendo exatamente quanto recebeu, saberá até quanto pode gastar no mês. Não vou falar para você economizar, o objetivo desse artigo é equilibrar, só quero lembrar que a grande maioria dos gastos são previsíveis – aluguel, mensalidade escolar, transporte, alimentação, diversão – o problema são os gastos que surgem sem avisar, estes são os grandes vilões do equilíbrio orçamentário. São gastos com remédios porque você ficou gripado ou com a manutenção de algum item doméstico que foi danificado e precisa ser reparado ou substituído, gastos que não avisaram que viriam e simplesmente se apresentaram. Por isso que você não deve planejar seus gastos em 100% das receitas, mas algo em torno de 90%, porque ao surgir esses pequenos imprevistos – e eles vão surgir – você não estará desprotegido, terá de onde tirar o dinheiro, não ficará desesperado tendo que fazer uso do cartão de crédito rotativo ou do cheque nada especial.

Então, antes de você pensar em economizar, pense primeiro em gastar de forma consciente e à vista; lembrando-se que gastos não planejados surgirão, e se no corrente mês eles não surgiram, surgirão no mês seguinte.