Equilíbrio P/CP

Uma das dicas do famoso livro de Stepen R. Covey, Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, é o que o autor chama de Equilíbrio P/CP. “P” (produção) e “CP” (capacidade de produção).

Li este livro há alguns anos e tenho mantido o equilíbrio P/CP com sucesso em minha vida.

Meu objetivo neste artigo é explicar o que é o equilíbrio P/CP e como sua prática lhe permite ser senhor de sua vida.

Produção

Produção é o resultado desejado, é o produto final de um trabalho. Produção é você estar empregado, é estar com corpo e mente saudável, é ter amigos, é ser feliz.

Capacidade de Produção

Para eu continuar tendo o produto, ou seja, obtendo os resultados desejados, não posso esquecer-me do controle de minha capacidade de produção. Para eu continuar empregado, por exemplo, não posso descuidar de minha empregabilidade.

O mesmo deve acontecer nas outras áreas; para manter corpo e mente saudável, devo praticar uma atividade física regularmente e me alimentar de forma equilibrada.

Sendo senhor de sua vida

Ser senhor da vida é uma filosofia minha, Covey não aborda isso no livro. Mas faço uso do P/CP para isso. Ao você controlar a produção, mostra ao mundo quem está no comando.

Em sua atividade profissional, você sendo capaz de produzir sempre bons “produtos”, e você só consegue isso controlando a produção, não fica refém de organização alguma, você se torna um profissional disputado por elas e assume as rédeas, você escolhe onde quer trabalhar.

Em meu dia-a-dia, é comum eu ouvir: Eu estou procurando emprego, sabe de algum lugar que está precisando? Bons profissionais sempre há algum lugar procurando. Por isso que manter o “CP” é fundamental.

Quando eu trabalhava como professor de informática, outra cena corriqueira era alguém me ligar, ou mesmo procurar a escola onde eu lecionava, e dizer mais ou menos o seguinte: Pintou uma vaga na empresa onde eu trabalho, é para um cargo hierarquicamente acima, só que tem que saber Excel avançado, o teste é daqui uma semana. Aí a pessoa quer fazer aula VIP, todos os dias, para realizar o teste e concorrer à vaga. Eu sempre falava: comece as aulas, mas esperando uma próxima oportunidade, porque esta você já perdeu.

Para terminar gente, enfatizo que você não consegue “P” sem estar sempre atento ao “CP” e o “CP” deve ser um contínuo em sua vida.

Bom final de semana!