Escolher uma profissão por amor, aptidão ou dinheiro?

Escolher uma profissão por amor, aptidão ou dinheiro?

Uma dúvida que surge na cabeça de muitos jovens, e mesmo entre os não tão jovens, é sobre qual profissão seguir ou o rumo que deve se dar a profissão escolhida.

Em geral, a dúvida apresenta três possíveis vertentes: fazer o que gosta, o que tem maior aptidão ou o que dá mais dinheiro. E aí?

Você irá trabalhar no mínimo 8 horas do seu dia por pelo menos 35 anos. Eu penso que são muitas horas e muitos anos para se fazer o que não lhe dê prazer. A primeira coisa que eu falo para todos que me veem com essa dúvida é: escolha a profissão por amor a ela e não porque dá dinheiro.

Das pessoas que eu conheço, não consigo me lembrar de ninguém financeiramente bem sucedida que não tenha amor pela profissão que exerça. Um dos segredos para o sucesso profissional é gostar do que se faz, portando, defendo que o primeiro fator ao se escolher uma carreira é amor que você tem por ela.

Só que somente amor não é suficiente. Você tem que ter aptidão também. Eu acredito que com treino quase tudo nesta vida pode ser aprendido, sendo assim, caso você escolha um profissão que você tenha amor, porém pouca aptidão terá que se dedicar muito para suprir a falta de aptidão. Alguns precisam de menos esforço para alcançar o sucesso quando se dedicam a fazer algo que tem um dom natural, não sendo o caso, o esforço terá que ser dobrado, triplicado às vezes. Não vejo a aptidão natural como algo determinante para o sucesso, muito pelo contrário, conheço pessoas com um talento fantástico para alguma área e uma vagabundice igualmente fantástica, conclusão: não deram certo até hoje.

Sem esforço e dedicação no mercado competitivo de hoje o sucesso profissional, e consequentemente financeiro, não acontecerá.

Agora, escolher uma profissão simplesmente porque é financeiramente atrativa é uma furada. Primeiro, porque nada garante que daqui a cinco ou mais anos, período que você levará para se formar, esta profissão ainda estará em alta e não saturada. Segundo, que mesmo que você seja bem remunerado, não será feliz, pois é impossível ser feliz fazendo-se algo que não lhe dê prazer.

Então, ao pensar na escolha de uma carreira, escolha pela paixão. Uma profissão que faça seus olhos brilhar.

E o dinheiro?

Dinheiro é consequência. É importante sim, digo até mais, é fundamental, mas tenho a certeza que você terá uma remuneração digna escolhendo algo que lhe traga felicidade, uma profissão que você se dedique com afinco, que se aperfeiçoe diariamente, isto mesmo, diariamente, não escrevi errado. Todo dia é dia de se aprender algo novo.

Concorda comigo?