Estratégias ou filosofias de investimentos.

Estratégias ou filosofias de investimentos.

Value investing

A estratégia de investimento em valor consiste em investir em empresas que estão sendo negociadas com preços aquém de seu valor justo. É a estratégia usada por Warren Buffett. É uma estratégia para o longo prazo, quem a usa acredita que no futuro o mercado irá reconhecer o valor real da empresa de forma a corrigir o preço da ação. Um dado fundamentalista usado por aqueles que aderem a esta estratégia é o VPA (valor patrimonial por ação). Quando o preço de uma ação está sendo negociada abaixo de seu VPA sendo que nada em seus fundamentos justifique tal preço os investidores que adotam tal estratégia enxergam uma oportunidade de compra.

A bolsa de valores em seu momento atual de queda apresenta boas oportunidades para os investidores de valor. Algumas empresas são negociadas a preços bem descontados pelo momento de mercado volátil com vários países adotando politicas de austeridade. Esses valores não refletem o valor contábil da empresa e se mostram como boas oportunidades para o investidor de longo prazo.

Dollar Cost Averaging

O DCA consiste em aplicar na bolsa de valores, periodicamente, uma quantia fixa, independentemente de o mercado estar em alta ou em baixa.

Veja que tal estratégia pode ser usada em conjunto com o value investing. O investidor aplica periodicamente uma quantia fixa numa empresa de valor.

Lump Sum Investing

O LSI consiste em aplicar todo o dinheiro de uma tacada só.

Esta estratégia é doida e pode ser usada por poucos, afinal quem tem grandes quantias para aplicar de uma vez só? Ainda a considero ruim por não permitir o aprendizado que o investir periodicamente permite. Você pode errar ou acertar, não tendo a chance de aprender. O LSI pode ser uma boa estratégia em momentos de quedas da bolsa como vimos em 2008 e o que temos vivido hoje. Um investidor arrojado e de forte coração poderia escolher um único papel e aplicar todo o seu capital. Eu o classificaria como doido, mas no mercado acionário tem investidor com estômago para tudo. Eu usaria o LSI apenas aplicando em um fundo de índice, um ETF que replicasse o índice Bovespa.

Market timing

Consiste em tomar decisões de compra e venda tentando prever os movimentos de preços dos papeis. Faz uso da análise técnica procurando estudar o momento macro e microeconômico.

Sendo bem sincero, quem faz uso desta estratégia em geral se dá mal. O mercado não é racional e tentar prevê-lo é loucura. Você pode acertar algumas vezes, mas com certeza errará muitas também. Jogue uma moeda para o alto. As chances de dar cara ou coroa são sempre de 50%. Não importa que por 10 vezes seguidas deu cara, sempre que se jogar a moeda as chances serão de 50%. Se a moeda for arremessada milhares de vezes teremos uma média entre caras e coroas, o problema é que pode-se ganhar várias vezes pequenas quantias de um lado e perder tudo em apenas uma jogada errada.

Acredito que esta é a estratégia mais usada no mercado brasileiro, afinal temos vários sobrinhos de mãe Dinah que acham que vão se dar bem. Também vemos cursos e mais cursos de análise técnica, alguns prometendo ganhos de 3% ao dia.

Growth investing

Consiste em investir em empresas de crescimento, em geral as small caps. Uma empresa em crescimento pode apresentar maiores retornos, mas, em contra partida, também apresenta maiores riscos. Sempre o retorno é diretamente proporcional ao risco. Uma boa forma de usar esta estratégia é através do ETF Small Caps. Investindo em um índice de ETFs se mitiga os riscos.

Dividendos

Alguns investidores procuram empresas que pagam bons dividendos. Empresas que pagam dividendos constantes em geral são empresas consolidadas e que necessitam pouco investimento para manter seus status quo, assim, podem remunerar melhor seus acionistas. Em geral estas empresas tem menor valorização por já serem lideres de mercado e menor potencial de crescimento.

Constant share

Consiste em comprar uma quantidade fixa de ações ou mesmo ETFs periodicamente independente do preço. Haverá meses que se gastará mais e meses onde o valor investido será menor.

Acho bobinha esta estratégia, não gosto dela.

Value Averaging

Consiste em aumentar o valor dos papeis em carteira de forma proporcional. Imagine que seja estipulado um crescimento de valor de 2% ao mês. Em meses de forte valorização do papel será necessário vendê-los e em meses de forte queda comprá-los. Tal estratégia proporciona uma política de compra na baixa e venda na alta. O amigo Guilherme, no Valores Reais, escreveu três textos completíssimos sobre esta estratégia: aqui, aqui e aqui. Eu não havia lido os textos e me deparei com eles ao pesquisar sobre o tema no Google.

Boa semana!