Filosofia dos valores.

Filosofia dos valores.

Temos o péssimo hábito de avaliar os outros por nossos valores pessoais. Isto é problema, gera confusões e distorções de entendimento.

As decisões tomadas por cada individuo são decisões com base em critérios particulares, em valores pessoais intransferíveis que são válidos apenas para ele.

Tomemos por exemplo os investimentos almejando a independência financeira. Cada um tem uma visão particular sobre o que venha a ser uma carteira diversificada. Ninguém discute o significado de diversificação, mas para alguns investir em um papel do Tesouro Direto e mais 4 papéis (ações) individuais na bolsa de valores é diversificar. Já para outras pessoas diversificar seus investimentos é ter ações de pelo menos 25 empresas diferentes, investir em CDBs, fundos multimercados, debêntures, fundos imobiliários, ouro e outros mais.

Veja que se não procurarmos entender o que o outro considera diversificar, entraremos numa discussão inútil sobre o assunto. Estando ambos corretos.

Raramente estamos dispostos a ver pelos olhos do outro, sempre queremos medir a tudo e a todos pela nossa régua particular.

Um homem julga ser bobagem uma mulher gastar 200 reais num vestido para ir num casamento. Ela irá usar, possivelmente, apenas uma ou duas vezes na vida o vestido. Afinal, mulheres não gostam de repetir a roupa em festas. Já as mulheres, não conseguem entender o que faz um cara lavar, encerar e quase beijar seu carro todo final de semana.

Se não estivermos dispostos a ver o mundo pelos olhos do outro, sempre nos acharemos os donos da verdade, sempre nos julgaremos os certos e os demais os errados.

Tudo é filosofia de valores.

Sempre que tomamos uma decisão a tomamos com base em nossos valores pessoais. Quando julgamos as decisões de outrem também as julgamos com base nesses mesmos valores, só que a decisão não foi tomada com base em nossos valores e sim com base nos valores de quem tomou a decisão. Entender isso é fundamental para vivermos de forma harmoniosa.

Um dos principais cuidados que todo recrutador deve tomar ao selecionar um candidato para preencher a uma vaga, além é claro de ele demostrar competência para a função, é selecionar o candidato com valores pessoais mais próximos possíveis aos valores organizacionais, senão o “casamento” não dará certo.

Ser empático nada mais é que avaliar a situação sobre a ótica do outro. É deixar seus valores pessoais de lado e se colocar no lugar do outro. É escutar e não apenas ouvir. Não é nada fácil ser empático, é difícil demais.

Quer melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais? Anote a dica. Aprenda a escutar com atenção seu interlocutor; não retruque, apenas ouça. Preste realmente atenção, demostre interesse. O que muitas vezes queremos não é que concordem conosco e sim sabermos apenas que fomos escutados e compreendidos.

Bom final de semana!