Hábitos que influenciam na economia doméstica

Hábitos que influenciam na economia doméstica

Bons hábitos de economia doméstica são a base para uma vida financeira estável e sem limites extrapolados. Durante a pandemia da covid-19, inclusive, essa organização financeira se tornou ainda mais fundamental, uma vez que vivenciamos um cenário de instabilidade, perda de emprego e, consequentemente, de queda no orçamento familiar.

No entanto, sabemos que se organizar nesse sentido nem sempre é uma tarefa fácil – e toda ajudinha pode fazer a diferença nesse cenário. Pensando nisso, trouxemos neste artigo uma lista com 4 hábitos que podem influenciar na economia doméstica.

Confira!

1. Corte os gastos desnecessários

Pode parecer óbvio, não é mesmo?

Mas a verdade é que a grande maioria de nós não faz esses cortes.

Pois é: às vezes é a conta de telefone que você paga e não usa, às vezes é um serviço de TV que você não consome, um streaming que você nem se lembra que assinou e assim por diante.

Cortar os gastos nesse sentido pode representar uma grande (e inesperada) economia ao final do mês. Para começar, uma dica é abrir a sua fatura do cartão de crédito, conferir todas as assinaturas e avaliar (sem se sabotar, hein?) se realmente tudo aquilo está sendo utilizado. Preparado (a) para se surpreender?

2. Renegocie dívidas

Fazer uma reserva financeira e ter uma vida mais estável nesse sentido é muito difícil se a cada mês que passa você gasta mais do que efetivamente recebe. Sendo assim, se for o caso de ter dívidas, o primeiro passo para se organizar financeiramente é negociando-as.

Se forem várias dívidas, o recomendado é começar por aquelas em que os juros são mais elevados, como as de cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo. Contas em atraso que podem comprometer sua qualidade de vida também entram em estado de urgência, como contas de energia, internet ou água. Em seguida você pode negociar as dívidas que não acumulam muitos juros, como mensalidades de cursos.

3. Seja honesto (a) ao levantar suas entradas e saídas

Você sabe quanto você ganha exatamente? E quanto você gasta?

Pode parecer muito óbvio, mas a verdade é que a maioria dos brasileiros não sabe nenhum dos dois – e só vai vendo o dinheiro entrar e sair ao longo do mês.

Ter uma planilha com o controle das entradas – assim como das saídas – elimina esse problema e, se utilizada por todos os membros da família, pode ser um bom ponto de partida para melhor economia doméstica.

4. Coma mais em casa

Aí está outro gasto que parece baixo, mas ao longo do mês pode fazer um verdadeiro estrago no orçamento familiar: alimentação fora de casa.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefício ao Trabalhador apontam que o brasileiro gasta em média R$ 766 por dia com alimentação na rua. Agora imagine isso em uma família com 4 membros? São mais de R$ 3.000 apenas com isso!

Separar um dia da semana (preferencialmente, o domingo) para fazer as marmitinhas da semana pode representear uma excelente economia nesse sentido – para você e toda a família!

Confira mais em nosso blog!

Agora você já conhece os 4 principais hábitos que influenciam na economia doméstica. Gostou desse artigo? Então aproveite a visita para passear pelo nosso site ou conferir demais artigos do blog.

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!