Hobbies x Controle Financeiro

Hobbies x Controle Financeiro

Você tem aquela atividade preferida que pratique porque gosta? Tem medo de perder dinheiro por causa dela? Fique calmo! É possível ter um hobby e não comprometer o seu controle financeiro pessoal. É preciso apenas tomar alguns cuidados. Essas atividades são muito importantes para manter a nossa saúde mental e ajudar no combate ao estresse do dia a dia.

Há uma imensidão de atividades que você pode sim fazer sem perder o seu dinheiro. Com alguns truques você consegue economizar ou até mesmo ganhar dinheiro com eles. Quer saber quais? Veja!

Pense antes de comprar ou alugue

Se você vai começar uma atividade, você pode primeiro alugar o material necessário para ter a certeza de quer ou não. O aluguel pode ser útil também para as práticas enquanto não conseguir comprar para si mesmo. A depender do tipo de material, é possível até comprar usado, entre em contato com pessoas que também compartilham as suas paixões para pesquisar sobre isso.

Dê como uma preciosa dica de presente

Parece uma alternativa um tanto quanto estranha, não é mesmo? Mas pense bem, aqueles que te amam ficarão muito felizes em saber que acertaram no presente. Isso pode acontecer se você ganhar algo relacionado ao seu hobby. Por isso, ao questionam os seus gostos para darem uma lembrança ou um cartão como vale presente, você já sabe como responder.

Faça do seu hobby uma fonte de renda

E se a sua paixão ainda se transformar em uma fonte de renda? Seria muito mais fácil, não é verdade? Pois bem, você tem a alternativa de vender o que fizer. Hoje, é muito comum a venda de comidas, como bolos e doces, ou objetos, como artesanatos, feitos de forma caseira. E não faltam opções para divulgação nas ferramentas online. Coloque o empreendedorismo em prática!

Procure alternativas gratuitas

Se o seu passatempo é dança, por exemplo, procure algum local próximo que oferece aulas gratuitas. Para certos nichos, é comum encontrar projetos ou programas com entrada gratuita para aprender algo ou prestigiar apresentações. Tente ainda fazer algo em casa, se a sua atividade preferida é cinema, você pode convidar os amigos para ver aquele filme especial em casa de vez em quando, em vez de ir ao cinema.

Inclua os gastos em seu planejamento

A última dica parece óbvia, mas não é. Por serem passatempos, muitas pessoas não incluem as suas paixões no próprio orçamento. Se for algo de que você não abre mão, tenha isto em sua lista de gastos de forma fixa. Assim, sempre terá suas despesas organizadas e tudo planejado da forma certa. Ao reunir os gastos do mês, estará pronto para arcar com as despesas da sua atividade favorita.

A regra é: se você ama, esteja preparado financeiramente para fazer. Não abra mão dos seus hobbies, siga essas dicas para manter todos sem perder dinheiro. De uma forma organizada, é possível se divertir ou relaxar com a tranquilidade de ter as contas em dia.

Gostou do nosso artigo? Veja outros como este em nosso blog, não perca tempo!