Imposto de Renda 2010/2011. A hora chegou!

Imposto de Renda 2010/2011. A hora chegou!

A hora de acertar as contas com o leão chegou. Eu fui rápido e já me livrei desta obrigação no final de semana carnavalesco.

Muitos sites já escreveram informando o que mudou na forma de declarar este ano. Não quero ser repetitivo e vou fazer apenas alguns lembretes.

Fique atento para não se esquecer de declarar os valores recebidos na Nota Fiscal Paulista em Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Detalhe: valores recebidos em sorteios são tributáveis e devem ser declarados no campo Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.

Dividendos recebidos das Sociedades Anônimas as quais você possui ações também devem ser declarados. Também é um rendimento isento e não tributável, o chato é ter que colocar valor por valor de empresa por empresa e seu CNPJ. Se sua corretora não forneceu o CNPJ da empresa o Sr. Google pode lhe ajudar.

As ações são declaradas em Bens e Direitos e o valor é o do fechamento em 31/12/2010. Mas nisso sua corretora pode lhe ajudar. Peça a ela um extrato de sua posição ao final do ano passado.

Valores gastos com saúde podem ser abatidos de forma integral. O seu e de seus dependentes. Mesmo que o valor de seu dependente não foi pago por você, mas ele sendo seu dependente legal, você pode declarar o valor gasto. O campo para tal é o Pagamento e Doações Efetuados. Pensão alimentícia paga, também pode ser abatida integralmente no mesmo campo. A pensão deve ter sida estipulada judicialmente para poder ser abatida. Acordos entre os pais não tem valor legal.

Casais homoafetivos que tenham como comprovar vínculo por 5 ou mais anos podem fazer a declaração em conjunto.

Gastou com dentista, fisioterapeuta ou psicólogo e não pegou a nota fiscal? Ainda dá tempo, converse com o profissional e exija seu direito.

O software também está de cara nova. Você faz o download no site da Receita Federal. Ele está mais leve, didático e mais bonito também. Gostei.

Gente! Acho que as dicas que posso deixar a vocês são estas. Lembro que não sou nem advogado e nem contador, portando, não sou pessoa competente para responder a dúvidas.

Abraço e boa declaração!