Investimentos: Imóveis

Investimentos: Imóveis

Um dos grandes incentivadores no investimento em imóveis é o americano Robert Kiyosaki, autor do Best Seller Pai Rico Pai Pobre. Ele ficou milionário com esse tipo de investimento. Quem não leu o livro recomendo.

No Brasil o investimento em imóveis teve seu “bum” durante o século XX. O país altamente rural começava a se industrializar e quem tinha algum dinheiro sobrando comprava terrenos. Era comprar e deixar lá, uma hora alguém iria pagar um bom dinheiro por eles. Não sei se dá para chamar isso de investimento, era mais uma questão de oportunismo.

Hoje o investimento em imóveis é algo que exige conhecimento e profissionalismo. Você deve buscar boas oportunidades, selecioná-las, fazer ligações, discutir propostas e contra propostas, em resumo, não é algo para amador.

Também há o custo de manutenção, combustível de idas e vindas ao local e telefonemas. O custo “tempo gasto” também deve ser considerado.

Uma primeira dica ao pensar em investir em imóveis é não se apegar a ele. Não pegue amor ao imóvel, aja racionalmente.

Se você não entende do negócio o melhor é deixá-lo para uma imobiliária administrá-lo. Se você é do tipo coração mole, também. Conheço uma pessoa que construiu uma casa para alugar. Alugou. Depois de uns meses o inquilino ficou desempregado, mesmo assim ficou meses no imóvel sem pagar aluguel e ainda quebrou a pia da cozinha. O que era para gerar lucro trouxe apenas prejuízo. Infelizmente o conhecido é meu pai.

Construir é melhor que comprar um imóvel pronto. Quando se constrói pensando em alugar o melhor é comprar coisas boas e baratas. Lembre-se de agir de forma racional e não emocional, seu objetivo é o lucro.

Vender a prazo é outra boa opção. Num contrato particular o lucro recebido de juros é fantástico.

Construir kitnets e alugá-las mobiliadas para estudantes é outra boa fonte de lucro. É claro que as kits devem ser próximas de universidades.

Comprar apartamentos na planta é outra boa opção. Depois de pronto a valorização chega a ser de 30%.

Outra boa opção é buscar um imóvel de um casal em separação litigiosa, ambos querem se livrar logo do imóvel e botar a mão no dinheiro, sendo assim acabam aceitando um valor abaixo de mercado. Comprei minha casa usando essa estratégia.

Qual o valor do aluguel

Hoje o valor do aluguel é algo entre 0,5 a 0,9% do valor do imóvel. Em minha opinião esse valor deve ser acima de 0,5% pois esse é o valor que a caderneta de poupança rende. Para alugar meu imóvel por menos que isso prefiro vendê-lo e deixar o dinheiro na poupança, é menos dor de cabeça.

Lembre-se que a liquidez de um imóvel é baixa e deixá-lo fechado, nem que por pouco tempo, poder ser um grande prejuízo, pois os gastos com IPTU e condomínio não deixam de existir.

Informação privilegiada

Uma boa opção é a compra de um imóvel ou terreno num bairro que irá se valorizar nos próximos meses ou anos. Mas como saber se o bairro irá valorizar? Aí entra o bom e velho network, você deve ter contato com pessoas que obtenham essas informações em primeira mão. Pode ser o funcionário de uma empresa que lhe informe da expansão da empresa naquela região e conseqüente valorização do local; o servidor de uma universidade pública que lhe conta dos planos de abertura de novos campi em outras cidades.

O investimento em imóveis não é para amadores, exige paciência, tempo disponível e conhecimento.