Lucros de 3% ao dia na bolsa!

Lucros de 3% ao dia na bolsa!

Nos últimos meses tenho recebido quase que diariamente e-mails de cursos e fundos de investimentos “prometendo” ganhos de 1% ou até mesmo 5% ao dia. Isto mesmo, ao dia.

Já deixo claro logo: bobagem, enrolação, picaretagem, ilusão para pegar os mais inocentes.

As propagandas dos cursos afirmam ensinar estratégias em operações day trade que permitem ganhos na média de 3% ao dia. Gente, se a coisa fosse fácil assim estes professores não seriam professores, iriam operar day trade, diariamente, tendo-a como profissão, afinal dá mais dinheiro que lecionar.

Proponho um contrato: invisto todos os meus recursos aceitando ganhos de 10% ao mês, dá menos que 0,5% ao dia. O que o gestor milagroso ganhar, além disso, é todo dele, mas, têm que constar em contrato meus ganhos de 10% ao mês. Alguém topa? Duvido!

Você pode ganhar valores desta magnitude na bolsa de valores durante uma, duas, três ….. dez vezes. Mas chegará a hora que você cairá do cavalo e perderá tudo, ficará falido. Essa história ninguém conta. As quase totalidade dos especuladores falem. 99,99% deles. É fato isto, o resto é estória.

Também tenho recebido propaganda de clubes de investimento onde o gestor também prevê o futuro. Um deles dizia que o clube busca rentabilidade mínima de 2% ao mês. Será que eles garantem tal rentabilidade em contrato? Claro que não.

Vejam que a lista anual dos fundos de investimentos de maior rentabilidade muda a cada ano. Raramente um mesmo fundo permanece na lista 2 ou 3 anos consecutivos. O fundo campeão de um ano, nunca é campeão no ano seguinte.

Não existe dinheiro fácil e rápido. Acreditar nisso é a mesma coisa que acreditar em papai Noel e coelhinho da páscoa.

A realidade é que você deve se sentir realizado alcançando ganhos anuais de 5% a 8% acima da inflação, o que já não é tarefa fácil.

Bater o mercado é ilusão. Invista pensando no longo prazo. Pense em investir durante 30 anos obtendo rentabilidade composta anual de 6% mais a correção inflacionária. Isto é ser realista, isto é pensar com objetividade, sem querer se iludir.

Recebeu uma promessa mirabolante? Peça garantias por escrito com registro em cartório, se não lhe derem tais garantias é papo-furado, fuja, caia fora.

Nunca confie cegamente em quem ganha dinheiro com seu dinheiro. Gerente de bancos e gestores de fundos. Já escrevi aqui algumas vezes, é mais confiável o que você lê em blogs independentes, onde os autores escrevem por prazer e não para fazer dinheiro, do que sites e blogs de revistas especialistas. Nestes lugares você nunca lerá uma matéria que fale mal de um investimento comercializado por um patrocinador do blog ou site.