Netiqueta

Netiqueta

Netiqueta é uma gíria nova que chegou forte com o EaD (ensino a distância). Refere-se à política de etiqueta usada para se expressar na Internet. O convívio em qualquer grupo social exige algumas regras de conduta e a netiqueta vem estabelecer essas regras no mundo virtual.

Letras maiúsculas

Redigir seus textos em letras maiúsculas é uma falta de educação tremenda. Ao escrever em letras maiúsculas você dá a impressão que está nervoso e gritando com seu leitor. Caso você queira destacar seu texto prefira o uso do negrito, itálico ou sublinhado.

Excesso de internetês

Muitas vezes estamos com pressa e deixamos de acentuar algumas palavras e abreviamos outras – tudo para acelerar o processo de digitação. Agora tem pessoas que exageram, fazem uso de uma linguagem que chega a dificultar a leitura, criam expressões e em algumas “tribos” até mesmo um novo idioma, mesmo que somente escrito. Para um bom relacionamento virtual é recomendado se evitar o internetês, procure-o usar somente em grupos bem específicos, onde tal linguagem é corriqueira e aceitável por todo o grupo.

Ortografia e gramática

Escrever as palavras certas é obrigação. Tudo bem um deslize ou outro, mas tem gente que abusa, acha que no mundo virtual a ortografia não existe. Já o uso correto da gramática dá coerência ao texto e facilita a leitura.

Coesão e coerência

Iniciar e terminar o raciocínio é fundamental. Existem pessoas que escrevem, escrevem, e ao terminarmos de ler o texto não sabemos onde começou e terminou cada assunto. Começam falando de “A”, vão para “B” e terminam em “C” sem ao menos concluir “A”e “B”.

E-mail corporativo

O e-mail profissional é para ser usado apenas para assuntos corporativos. Para uso privado use o e-mail pessoal.

Cores

Preto no branco é o ideal. Tem uma música que gosto muito que diz assim: “… bom é bem simples, sem se complicar…”.

Correntes

Correntes são chatas. É horrível abrir a caixa postal, ainda mais se for a profissional, e encontrar diversos e-mails do tipo: passe esse para tantas pessoas ou você terá azar, seu cachorro irá morrer (não tenho cachorro), você não será bem sucedido, etc, etc, etc…. Todas as correntes terminam em mim e nunca fui amaldiçoado por isso. Estou bem, saudável e feliz!

Na verdade quando pensamos em netiqueta nada mais correto do que seguir o bom senso. Desta forma estaremos sendo educados e não atrapalharemos a vida de ninguém. Pense nisso.