O atendimento

O atendimento

Algo que tem sido unanimidade entre todos é que um dos grandes problemas das empresas brasileiras é o mau atendimento. É impressionante a falta de tato das pessoas em realizarem um atendimento, seja ao telefone, seja pessoalmente, com cortesia e entusiasmo. Nos consultórios médicos, secretárias mal preparadas nem olham em seu rosto. Quando você ouve um bom dia já está de bom tamanho. Em alguns locais você liga, a pessoa atende, e nunca sabe nada. Você pergunta e sempre ela tem que consultar outra pessoa, para lhe fornecer a informação desejada. A maneira que se é tratado ao telefone é outra questão interessante, querem parecer íntimos, são frases como: “meu bem”, “menina(o)”, “querida(o)”; cadê o profissionalismo?

Um bom atendimento é obrigação, porém um mau atendimento denigre a imagem da organização. Muitos sairão falando que a empresa é ruim, sem ao mesmo conhecerem seus produtos e/ou serviços, porque foram mal atendidos.

O profissional secretário, responsável pelo primeiro contato do futuro cliente com a organização, deve encantá-lo na primeira oportunidade.

Ao telefone seja cortês, comece identificando a empresa, depois diga seu nome e uma saudação de alegria por estar atendendo a pessoa do outro lado da linha; bom dia ou boa tarde. Sorria e demonstre entusiasmo, sua fisionomia fechada e sisuda será percebida do outro lado da linha, por isso a importância do sorriso.

Quando o atendimento for pessoalmente diga um olá ou um bom dia, logo que a pessoa adentrar ao estabelecimento, se estiver ocupado, ao telefone, por exemplo, olhe no rosto da pessoa e esboce um pequeno sorriso, desta forma você estará dando o recado: estou ocupado e logo irei atendê-lo. Ao finalizar o que estava fazendo, cumprimente o cliente e pergunta no que pode ajudá-lo.

Dicas ao falar ao telefone

  • Atenda ao primeiro toque.

  • Não diga “Alô”, identifique-se.

  • Não confie na memória.

  • Fale somente o necessário.

  • Use termos fáceis de serem entendidos.

  • Evite deixar a pessoa esperando na linha.

  • Faça você mesmo suas ligações.

  • Encerre a conversa cordialmente.