O difícil começo nos investimentos.

O difícil começo nos investimentos.

Poupar e investir todo mês não é tarefa fácil. Temos uma cultura que nos estimula a gastar todo o dinheiro ganho no mês, no mesmo mês. Quando tomamos consciência da importância da economia e investimento e passamos a gastar menos do que ganhamos e a investir o excedente, já podemos ser considerados exceção. Ainda são pouquíssimas as pessoas que possuem tal hábito em nosso país.

Os primeiros investimentos são os mais difíceis. É tão duro fazer sobrar dinheiro e realizar o investimento. E parece que tanto esforço é pouco compensador. Os ganhos são tão poucos. Se você investi mil reais e consegue uma rentabilidade líquida de 1% no mês, aqui ressalto que 1% é uma rentabilidade fantástica, você ganhará míseros 10 reais.

Sem dúvida é desestimulante. Tanto sacrifício, tanto esforço, tanta resistência às propagandas de diversos estabelecimentos famintos pelo seu dinheiro, para um ganho de apenas 10 reais.

O que você precisa ter em mente é que o mesmo juro composto que trabalha contra você quando se financia um automóvel, e se paga praticamente outro automóvel só em juros, trabalha a seu favor nos investimentos. Conforme o bolo cresce, seus retornos através do pagamento de dividendos e mesmo valorização do bem ao qual investiu, também crescem. Aí a sensação que antes era desanimadora fica estimulante. O mesmo ganho de 1%, quanto se tem um capital de 50 mil reais, são 500 reais. É magnifica a sensação de pensar que seus investimentos lhe renderam tal quantia.

Este é um dos porquês que defendo a importância de se ter uma estratégia definida. Você não é traído pela sua consciência. Quando você ganha míseros 10 reais num mês, ou até bem menos que isto, 2 reais por exemplo; você sabe que tudo é parte do jogo. Que este ganho é apenas o ganho de curto prazo, que você está fazendo o bolo crescer e que lá na frente seus ganhos serão bem mais polpudos.

Uma das maiores invenções modernas se chama juros compostos. Toda caminhada rumo à independência financeira conta com tal invenção. E o juro composto é amigo íntimo do tempo. Os dois caminhando juntos, lado-a-lado, fazem maravilhas com seu dinheiro.

Outro ingrediente importante é a disciplina. Ao longo da jornada vários fatores o levarão a desanimar e a querer desistir. Serão parentes e amigos, especuladores com promessas de ganhos mirabolantes, e você mesmo. Sim, muitas vezes você mesmo joga contra seu dinheiro. Quando? Quando deixa a estratégia racionalmente traçada de lado e age por impulso. Cuidados com todos estes fatores. Fuja de todos eles.

Mesmo que você ganhe pouco, economize e invista. Que sejam 50 reais por mês. De 50 em 50 reais mensais, ano após ano, você não terá uma fortuna, mas com certeza terá uma quantia bastante interessante.

Termino com um exemplo: Se você começar a trabalhar com 25 anos e se aposentador com 65, e economizar 50 reais mensais, obtendo rentabilidade de 0,8% ao mês, em 40 anos acumulará pouco mais de 282 mil reais, o que na poupança lhe permite sacar de juros R$ 1.412,00 mensais.