O mundo virou de ponta cabeça?

O mundo virou de ponta cabeça?

Cientistas americanos afirmam que a Terra sofreu uma mudança radical no seu campo magnético.

Nova pesquisa realizada em rochas vulcânicas antigas aponta indícios de que houve uma inversão no campo magnético terrestre: o norte teria virado sul e o sul virado norte.

O campo magnético terrestre é o campo que existe ao redor da Terra e a sua existência se manifesta pela orientação da agulha magnética. O ferro contido nas rochas dispõe seguindo a orientação do norte magnético terrestre (é o norte que todas as bússolas apontam). Basta analisar a composição dessas rochas para descobrir para que lado ficava o norte magnético quando elas foram formadas.

Há aproximadamente 16 milhões de anos, o campo magnético teria sofrido uma mudança de 53° em apenas um ano, mas para a inversão total (norte e sul) é necessário uma mudança de 180°. Uma mudança tão rápida como essa é duvidosa, afirmam especialistas.

A hipótese mais aceita para este tipo de evento seria as mudanças ocorridas no metal liquido do centro da Terra. Isso poderia ser responsável pelas alterações no campo magnético, mas há dúvidas que o tempo seria muito pequeno para que mudanças radicais ocorressem. Existe a suspeita de que esses efeitos podem ter sido locais.

Uma coisa é certa: até a Ciência já está descobrindo, o que nós já sabemos há muito tempo: o mundo está de pernas para o ar!