O que é o Open Finance e o que ele muda na sua vida

O que é o Open Finance e o que ele muda na sua vida

Open Finance é um sistema econômico aberto que proporciona a partilha das informações dos clientes com diversas instituições financeiras. Contudo, cabe ao usuário dar sua autorização ou negativa em relação a esse procedimento. Além disso, ele pode encerrar o relacionamento no momento em que desejar.

Por exemplo, caso uma pessoa física ou jurídica queira informações sobre crédito, ela autoriza sua instituição bancária a compartilhar seus dados com outros bancos para, assim, receber as ofertas e escolher a que mais lhe agrade.

Entre as entidades que fazem parte do Open Finance estão corretoras de seguros, empresas de câmbio, fundos de previdência e pensão e companhias de investimento. Quer mais informações? Então, continue o artigo até o final.

Boa leitura!

Quais as vantagens do Open Finance?

Para o mercado, a iniciativa significa maior competição, pois as companhias agora precisam oferecer produtos e serviços qualificados e personalizados, do contrário, abrem cada vez mais espaço para a concorrência “fisgar” os clientes.

Sem o Open Finance, as instituições financeiras só se importam com sua própria relação com os clientes, por isso, elas têm problemas no momento de disputar os consumidores e oferecer a eles melhores produtos e serviços.

O que muda na relação entre empresas e clientes?

O Open Finance torna o relacionamento entre público e instituição mais transparente. A concorrência fica mais acirrada, porém, as entidades podem saber o que os adversários oferecem e o público tem melhores oportunidades.

A pessoa que tem vínculos (contas, financiamento, empréstimo, entre outros), em vários bancos, consegue centralizar todos os dados em um único sistema. O histórico econômico a acompanha para qualquer instituição financeira, com isso, ocorre uma facilidade para um maior número de ofertas personalizadas.

O Open Finance é um bom negócio?

Para os clientes, representa a oportunidade de ampliar o número de escolhas personalizadas e de qualidade, pois as instituições financeiras, cientes do que seus concorrentes oferecem, precisam ofertar produtos e serviços mais qualificados e por preços que superem os oferecidos pelos seus adversários.

Já para as empresas, significa a chance de disputar os clientes de maneira mais igualitária, pois tem condições de apresentar soluções similares ou superiores às dos concorrentes e, assim, potencializar suas chances de lucro.

Por que o Open Finance aumenta a competitividade?

Isso acontece por que sua companhia tem acesso ao perfil e histórico econômico dos consumidores interessados em serviços financeiros, com isso, é possível verificar o modo mais preciso de oferecer o que eles precisam e despertar neles o interesse de integrar sua lista de novos clientes fidelizados.

Portanto, o Open Business oferece uma oportunidade para que as empresas façam uma competição mais justa pelos consumidores, no entanto, é preciso que elas estejam preparadas para aproveitar as possibilidades que aparecem.

Minha empresa não está preparada: e agora?

Contar com o suporte de uma empresa terceirizada especialista em gestão de negócios é uma alternativa importante para as companhias que ainda não descobriram como aproveitar as oportunidades abertas pelo Open Finance.

Adianta pouco ter acesso a tudo o que a concorrência oferece e ao perfil dos clientes se faltam conhecimentos e experiência para disputar esse público. Por isso, recorrer a uma empresa parceira pode fornecer a expertise necessária.

Saiba mais

Acesse o site e conheça nossos produtos e serviços de gestão de negócios. Aproveite para ler outros artigos em nosso blog e se manter bem informado.

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!