Perdeu o controle das contas? Saiba o que fazer

Perdeu o controle das contas? Saiba o que fazer

Chegamos na metade do ano e se você se descontrolou financeiramente e está precisando de uma ajuda para colocar tudo em ordem, se liga nas dicas.

Anote tudo

Para começar a reverter essa situação o primeiro passo é listar todas as suas dívidas. Quando você não sabe exatamente quanto deve, o descontrole financeiro pode ser ainda maior.

Então o seu planejamento financeiro deve iniciar por esse caminho, revendo todos os gastos e ainda as dívidas que estão acumuladas. O ideal é fazer essa lista onde você possa recorrer sempre que precisar, há quem utilize um caderninho ou planilhas, mas recomendamos que busque por um sistema de controle financeiro pessoal. Personalize de acordo com o que você tem de gastos fixos todos o mês, para analisar os gastos como um todo e ter uma noção de quanto está devendo, assim fica mais fácil para renegociar.

Renegocie

Agora que você já listou todas as suas dívidas, chegou a hora de tentar pagar. Existem diversas formas de tentar sair do vermelho e uma das primeiras que são apresentadas são os empréstimos, mas que nem sempre são a melhor opção, pois você pode estar trocando uma dívida pela outra.

Para tentar renegociar, primeiro fale com a empresa a qual você deve e veja as propostas que eles têm. Se nenhuma delas for vantajosa para você, uma solução é guardar um montante todos os meses até ter um valor com o qual seja possível quitar pelo menos uma parte considerável da dívida e tentar reduzir os juros. Mas se você quer quitar tudo de uma vez, o empréstimo pode ser a opção ideal, mas fique atento às condições e como você irá pagar, pois essa será uma conta que vai ser somada às suas despesas fixas por um tempo, caso você pague o empréstimo de forma parcelada.

Mudando os hábitos

Bom, agora que você já sabe o caminho para quitar as dívidas, vamos pensar em como não cair nessa cilada outra vez. Rever os hábitos é a primeira atitude para quem deseja ter uma vida financeira mais saudável. O cartão de crédito pode ser um grande vilão se não for usado corretamente, por exemplo, então é bom rever como você utilizado o famoso dinheiro de plástico. Se você vai ficar pagando um empréstimo que fez para quitar as dívidas, o ideal é que as contas sejam pagas em débito para evitar cair na cilada da bola de neve dos juros, caso o dinheiro falte em algum momento.

Informação é a chave

Por fim, para ter mais saúde financeira, é preciso estar sempre informado para ficar longe dessas ciladas. Se você quer ajuda para ter mais controle sobre os seus gastos, conheça a nossa plataforma. Gerencie suas despesas, acompanhe suas metas e tenha as suas finanças na palma da sua mão. E se você achou esse conteúdo útil, não deixe de compartilhar com seus amigos. Acesse nosso blog para conferir Dicas para economizar seu dinheiro e outros conteúdo valiosos para manter as suas finanças em dia.

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!