Por que os ricos são ricos?

Por que os ricos são ricos?

Ricos compram ativos e não passivos. E compram aqueles que geram receitas ao fluxo de caixa e não despesas. Ao aumentarem as receitas eles adquirirem ativos que geram ainda mais receitas. Um grande erro cometido pelos não ricos é que ao aumentarem a renda, ao invés de investirem em ativos geradores de receitas (poupança, ações, títulos públicos), investem em ativos que proporcionam despesas; na troca do carro por um mais luxuoso e confortável, mas que na verdade cumpre a mesma função do automóvel mais simples (transportar), mas gera despesas totais muito maiores (seguro, manutenção, IPVA) e numa casa maior, que obviamente gera também despesas maiores.

Ricos assumem riscos. Viver é um risco, mas muitas pessoas vivem sempre com medo, preferindo o essencial ao invés de assumir riscos visando algo melhor. O risco deve ser administrado, algo que os ricos aprendem cedo.  Eles ainda sabem que o conhecimento não diminui o risco, mas o faz identifica-lo e assim evita-lo.

Ao assumirem riscos assumem as consequências das decisões. Uma frase verdadeira diz que somos livres para escolher, mas nos tornamos escravos de nossas escolhas.

Ricos não esperam do governo. Quando algo positivo vem eles comemoram, mas planejam suas ações sem contar com a colaboração do Estado.

Os ricos estão sempre dispostos a aprender. Conhecimento nunca é demais para eles. Não importante com quem se aprende; pode ser uma criança ou um idoso, um pós-graduado ou um iletrado. O importante é absorver a experiência do outro e aprender.

Os ricos também pagam por informação que agregue valor. Eles contratam profissionais contadores, advogados, administradores, economistas… Não se metem a opinar sobre o que não conhecem e buscam ajuda profissional.

Os ricos acordam cedo e vão trabalhar. O acordar cedo é apenas uma expressão, o que quero dizer é que eles não ficam em casa vendo TV e lamentando, eles criam oportunidades. Estão atentos a tudo que acontece e sabem que algo que é visto como desgraça pela maioria pode ser uma grande oportunidade para se fazer dinheiro.

Os ricos são diligentes. E sobre este tema já escrevi um texto completo aqui no blog. Na verdade um dos melhores já publicados, leia mais sobre o que é ser diligente clicando aqui.

Todos querem ser ricos, mas poucos estão dispostos a se tornarem ricos, pois ser rico dá trabalho.

Boa quarta-feira!

Siga o autor do blog no Twitter @jonatasrs

Receba nossos próximos artigos diretamente em seu e-mail assinando nossa lista, basta colocar seu e-mail na caixa abaixo.

_ _