Por que você deve utilizar o início do mês para reorganizar suas finanças?

Por que você deve utilizar o início do mês para reorganizar suas finanças?

Manter as finanças em dia não é fácil, às vezes, parece que o dinheiro que entra simplesmente não é compatível com as despesas e é assim que a famosa bola de neve começa a se formar. Mas tudo é uma questão de planejamento e o melhor momento para reorganizar as finanças é o início do mês. Vamos mostrar os motivos:

Salário na mão

A maioria das pessoas recebe o salário no início do mês, então essa já é a primeira razão, especialmente para quem não tem um salário fixo, ganhando comissão ou outros tipos de bonificação. Se você reorganizar a sua vida financeira nesse momento, vai saber com certeza qual é o valor que tem em mãos para distribuir entre as despesas.

Contas do mês no papel

Aproveite os primeiros dias do mês para colocar no papel todas as despesas que virão pelos próximos 30 dias e as respectivas datas de vencimento. Aluguel, condomínio, financiamentos, cartão de crédito, fatura de energia elétrica e todas as outras. Assim, você terá um cenário completo de todos os custos dentro de um período determinado. Quando começar o próximo ciclo de contas, haverá um novo salário. Por isso, o início do mês é um momento mais lógico para se dedicar a essa tarefa.

Possibilidade de estabelecer uma meta

Tendo essa noção da somatória de todas as contas do mês, você pode estabelecer uma meta de curto prazo para ser cumprida até o dia 30. Isso vai depender muito da sua situação financeira. Se você está em um período mais difícil, regularizar o cartão de crédito pode ser uma meta ou então não entrar no cheque especial. Para quem está mais tranquilo, pode ser uma meta de investimento: “esse mês eu vou poupar X reais”.

Renegociar datas de pagamento

Quando você coloca no papel a data de pagamento do seu salário e das contas pode verificar a viabilidade de renegociar alguma data de vencimento de boletos/faturas. Algumas pessoas recebem o salário dividido em duas vezes, nesse caso, o dia em que as contas vencem é ainda mais importante. E certos tipos de dívidas têm essa flexibilidade, é o caso do cartão de crédito ou dos empréstimos bancários.

Mais uma vez, para isso, é preciso ter uma visão mais ampla do cenário. De nada adianta chegar no dia 10 e você tentar negociar uma data de pagamento próxima sem levar em consideração as outras despesas. Pode acabar se comprometendo ainda mais.

Permitir-se ao lazer

Se logo no início do mês você reorganizar suas entradas e saídas e estabelecer uma meta, já pode separar um valor para o lazer! Esse dinheiro poderá ser usado para sair, comprar itens que não sejam de primeira necessidade, enfim, se permitir desfrutar sem se preocupar com as contas porque elas já estarão resolvidas!

Quer conferir mais dicas incríveis para organizar suas finanças pessoais? Leia os outros artigos do nosso blog e aprenda de uma vez por todas a ter uma relação mais saudável e sustentável com o dinheiro.

Precisando de um gerenciador financeiro? Clique aqui e conheça agora!