Saiba como funcionam os Fundos de Investimento

Saiba como funcionam os Fundos de Investimento

Quando se fala de investimentos, principalmente para iniciantes, é comum que muitas dúvidas apareçam. Afinal, são muitos termos e variáveis envolvidos, com diferentes classes de ativos disponíveis, cada um com suas características específicas, modelos de tributação, riscos, entre outros fatores que podem confundir a cabeça de alguém não tão familiarizado com o assunto.

Entre as opções de aplicação financeira encontradas no mercado, uma que se destaca e merece atenção por significar uma diversificação da carteira de investimentos de forma mais simples e segura é o fundo de investimento.

Mas o que vem a ser um fundo de investimento? Em que essa modalidade consiste e como ela funciona?

Entenda mais a seguir.

O que são fundos de investimento?

Trata-se de uma modalidade de investimento coletivo, em que por meio dele um grupo de pessoas acumula recursos que serão garantidos e investidos por um administrador. A essa figura caberá uma remuneração pelo serviço prestado ao grupo.

Em outras palavras, um fundo de investimentos é um conjunto de investidores, que compartilham os mesmos interesses de investimentos, administrados sob um esquema de compra de cotas de participação.

Por sua simplicidade de aplicação, os fundos de investimento são muito atraentes para quem deseja sair da poupança e iniciar aportes mais rentáveis. Da mesma forma, é possível encontrar fundos mais sofisticados, ideais para os mais experientes no mercado financeiro.

Como funciona um fundo de investimento?

Um fundo de investimento funciona basicamente como um condomínio, em que cada pessoa é dona de uma cota (como seria um apartamento) e realiza pagamentos para um terceiro (no caso um síndico), responsável pela administração e coordenação das tarefas daquele local.

No fundo de investimentos, portanto, cada participante (investidor) compra uma quantidade de cotas para aplicações, pagando uma taxa de administração para que o administrador ou gestor do fundo possa gerenciar esses recursos no mercado.

A partir do momento em que compra cotas de um fundo, o cotista se submete às normas de funcionamento do grupo, no que se refere à aplicação, resgate, custos, dentre outros aspectos, confiando a administração do seu recurso para a gestão desse fundo e passando a ter os mesmos direitos dos outros cotistas.

Os fundos costumam ter uma estrutura bastante organizada, com regulamento e CNPJ próprios, além de tarefas muito bem divididas entre os seus diversos setores.

Qual a estrutura de um fundo de investimentos?

Além da figura do administrador, existem outros atores na estrutura funcional de um fundo de investimento.

O administrador tem como papel registrar os resgates e aportes financeiros realizados, documentando compras e vendas de ativos e acompanhando a divisão e apresentação das cotas do fundo.

Ao gestor cabe decidir sobre os investimentos que vão ser realizados, sendo ele o responsável por escolher como serão investidos os recursos do fundo, a partir da política de investimentos e dos objetivos daquele fundo.

Existem ainda as funções do auditor, que assegura a correção de todas as contas do fundo; do custodiante, a instituição financeira que se encarrega de realizar a parte operacional do fundo, como a compra e venda de ativos, assim como a “guarda” dos títulos investidos; e do distribuidor, encarregado de atender o investidor, oferecendo os fundos de investimento.

Quais são os tipos de fundo de investimento?

De acordo com a atualização, em 2021, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), os fundos de investimentos podem ser classificados em quatro grandes categorias: renda fixa, ações, multimercado e cambial.

Os fundos de renda fixa se caracterizam pela aplicação de pelo menos 80% dos recursos em ativos de renda fixa. Nos fundos de ações, são investidos, no mínimo, 67% do patrimônio em ações negociadas em mercado de bolsa ou balcão organizado.

Nos fundos multimercado, por sua vez, busca-se retorno no longo prazo a partir do investimento em ativos diversos, como ações, câmbio e renda fixa.

Já nos fundos cambiais, são investidos acima de 80% do patrimônio em ativos relacionados a moedas estrangeiras.

Fundos abertos x Fundos fechados

Outra característica importante em relação aos fundos de investimentos diz respeito à sua natureza.

Saber se um fundo de investimento é aberto ou fechado permite entender se é possível fazer aplicações nele ou não.

Nos fundos abertos, o investidor pode fazer aplicações e resgates nas instituições responsáveis pela distribuição das cotas a qualquer momento. Ao contrário, nos fundos de investimentos fechados a entrada e a saída de cotistas, bem como a atração de investidores só acontece durante o chamado “período de captação”.

Gostou do conteúdo? Leia mais artigos no nosso blog!

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!