Salários aumentam acima da inflação

Salários aumentam acima da inflação

Pesquisa do IBGE divulgada ontem mostra que o rendimento médio mensal do brasileiro aumentou 2,2% em julho/10. O salário médio hoje é de 1.452,50. O aumento no ano chegou a 5,1%. Estamos ganhando mais, boa notícia.

Salários

Empregados do setor privado, com carteira assinada, ganham em média 1.352,80. Servidores públicos, incluindo os militares, têm rendimento médio de 2.574,80. Já as pessoas que trabalham por conta, faturam ao final do mês 1.197,90.

O número de desempregados em nosso país está em 6,9%, menor índice desde 2002.

Inflação

A inflação volta a estar sob controle. Nos dois últimos meses os preços mantiveram-se estáveis. Provavelmente fecharemos 2010 com um índice inflacionário de 4,5%, alto quando comparado ao de países desenvolvidos, mas aceitável para nossa realidade. O COPOM volta a reunir-se no próximo dia 31 para definir a taxa SELIC, se tivesse que apostar, eu apostaria na estabilidade dos 10,75% atuais.

Outro índice que começa a desacelerar é o INCC, índice que mede a inflação na construção civil. Seu acumulado nos últimos 12 meses é de 6,80%, mas vem perdendo força.

Minha opinião

A inflação está novamente controlada, o rendimento do brasileiro tem subido acima da inflação, o número de desempregados vem caindo e os preços dos materiais de construção começam a cair. Temos um ótimo cenário para o Brasil voltar a crescer. 2011 será um ótimo ano.

Não apostaria em investimentos ligados a SELIC, a taxa irá cair em 2011. Acredito que a bolsa voltará a crescer, sendo assim o momento hoje de baixa é um bom momento de compra.

Também bons profissionais estão valorizados no mercado de trabalho, é hora de você pedir aumento, mudar de empresa ou finalmente arrumar um emprego. Vá à luta.

Bom final de semana.