Seguro de carro não compensa.

Seguro de carro não compensa.

Você pagaria 1.000 reais por ano como proteção de um bem de 30 mil reais? Calma, não responda ainda. A possibilidade de você perder o bem é de no máximo 0,6% e mesmo que você esteja entre os “felizardos” ainda tem uma chance de 42% de voltar a recuperá-lo.

É, sejamos sinceros, analisando friamente não compensa ter seu carro assegurado. O valor pago é muito alto quando comparado com as chances de você fazer uso dele.

Inverta o raciocínio, você compraria um título qualquer pelo valor de 1.000 reais onde durante um ano você teria 0,6% de chance de ser sorteado e ganhar 30 mil reais? E mesmo se ganhasse teria 42% de chance de voltar a perdê-lo? Provavelmente não, você diria que o prêmio é muito baixo por um valor a ser pago tão alto e ainda com chance de perda mesmo após ter ganhado.

No primeiro semestre do ano foram furtados ou roubados 191.347 automóveis, sendo a quase metades deles em São Paulo (93.347). O Gol é o carro mais roubado, por ser o que mais circula nas cidades, mas proporcionalmente não é o mais visado.

Não estou dizendo através deste texto que você não deve ter seu carro assegurado. Só o escrevi, pois acabo de renovar o seguro do meu automóvel. Os valores citados no início se referem ao valor que acabo de desembolsar, na verdade foi um pouco mais de mil reais. E olha que já tenho mais que 25 anos – idade de risco de acordo com as seguradoras, e como consequência o valor do seguro é maior – e meu automóvel fica sempre em garagem ou estacionamento, tanto em casa como nos locais que trabalho.

Minha pergunta é: realmente compensa ter o carro assegurado!?

Acho que a resposta é bem pessoal. Se o carro lhe é indispensável e a falta dele lhe prejudicará em gerar renda, a resposta é sim. O lado psicológico tem forte influência também: estacionar e ficar tranquilo não tem preço.

Quer saber qual o carro mais visado pelos ladrões!? É o Fiat Stilo.

E a cidade de maior risco proporcional sabe qual é!? Diadema/SP.

Os dados estão aí, agora a decisão é sua. Boa sorte.

Dados da pesquisa:

CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização)

Sites consultados:

R7.com

Informação.blog.br

roubadosbr.com.br

autoforum.com.br