Simuladores de investimento para conhecer o mercado de ações na prática

Simuladores de investimento para conhecer o mercado de ações na prática

Hoje respondo uma pergunta.

> > O que você acha dos simuladores de investimentos, aqueles oferecidos pela própria Bovespa e pelo site UOL? > >

Olhando pelo lado educacional e operacional é uma excelente forma de aprendizado. É fornecida uma quantia em reais para se investir e com erros e acertos o “aluno” aprende na prática.

Esses programas simulam com dinheiro virtual situações reais. Em geral, o aluno recebe uma quantia simbólica de 200 mil e pode perder ou ganhar através de investimentos via home broker. O investimento representa a situação real do pregão Bovespa.

O lado ruim, em minha análise, é que não há programa que simule o fator emocional que é um dos maiores vilões dos investimentos. Aprender com dinheiro virtual é tranquilo, afinal não é seu verdadeiro dinheiro que está em jogo, sendo assim, não há emoção, ou pelo menos o fator emocional é bem menos estressante. O grande problema de todo investidor é controlar as emoções. É ser frio quando tudo parece desmoronar, é seguir a estratégia planejada quando as coisas não estão acontecendo como esperado.

A melhor forma de se investir é investindo. Abra uma conta numa corretora, transfira uma pequena quantia para sua conta e comece. Não se preocupe em ganhar ou perder, a ideia é aprender.

Foi assim que comecei, transferi a quantia de 2 mil reais, pode ser uma quantia bem menor tá!?, e comecei. Erros operacionais aconteceram, e acabei gastando mais com corretagem do que com o lucro na compra e venda de poucas ações. Mas o problema maior não foi esse, e sim o emocional, o entrar no home broker da corretora de 15 em 15 minutos para verificar a cotação das ações. Não há dinheiro que pague tamanho estresse.

Hoje isso não mais acontece. Aprendi, tanto a operar no home broker quanto a controlar a emoção.

O home broker é igual a qualquer outro software, logo você pega o jeito, eles são bem intuitivos. Agora, a ansiedade diminui com o tempo e segurança adquirida com o aprendizado. Você traça sua estratégia e a segue, não fica se preocupando com o ventilar de notícias que vem de todos os lados. É claro que a cada dia aprende mais e lapida sua estratégia, mas você ganha segurança e passa a considerar novas ideias e não simplesmente acredita em tudo que todo mundo escreve ou fala.

Investindo dinheiro real você tende a ficar mais motivado em aprender, pois é seu dinheiro indo pelo ralo e não dinheiro fictício.

Para concluir essa resposta digo o seguinte: os simuladores são bons para aprender o lado operacional e estratégico sim, valem muito a pena. Só que, quando se trata de dinheiro de verdade a coisa muda, pois o lado emocional acaba falando bem alto. Portando, recomendo a aprender de verdade, perdendo e ganhando pequenas quantias.

Abaixo deixo três links de simuladores.

http://folhainvest.folha.com.br/

http://www.bmfbovespa.com.br/simulacao

http://uolinvest.economia.uol.com.br/