Aplicativos de gerenciamento financeiro online: Comparativo entre 5 opções

Aplicativos de gerenciamento financeiro online: Comparativo entre 5 opções

Só é possível economizar e usar o dinheiro de maneira mais eficiente quando se sabe exatamente os gastos e recebimentos. Manter um controle financeiro adequado é algo fundamental na vida de qualquer pessoa ou empresa que deseja obter sucesso e tranquilidade financeira. Entretanto, fazer esse controle pode ser difícil sem as ferramentas certas de gerenciamento financeiro . É importante escolher um bom sistema de gerenciamento financeiro online para ajudar nessa função a gerenciar as suas finanças. Confira um comparativo abaixo com as melhores opções na nossa opinião!

Meu Dinheiro

O Meu Dinheiro é um aplicativo de gerenciamento financeiro que pode ser utilizado por famílias, pessoas físicas ou pequenas empresas, fornecendo um gerenciamento completo de orçamento, movimentações, contas a pagar e até mesmo metas de economia. Qualquer que seja a sua demanda e porte, ele será muito fácil e prático de usar.

Permite realizar importação e conciliado com contas bancárias e cartão de crédito para um controle ainda mais eficiente. Lembretes (de datas de pagamentos ou recebimentos) por e-mail e a exportação de dados e relatórios são vantagens também disponíveis. Além disso, o Meu Dinheiro funciona como aplicativo para Android e iOS, possibilitando que você controle suas finanças de onde estiver e quando quiser. Outro ponto positivo é que ele possui um plano totalmente gratuito e ainda aceita o teste das funções pagas por sete dias. Tudo isso em uma interface intuitiva e simples de usar. Seus relatórios e gráficos são claros e bastante detalhados.

Vale destacar que o app Android permite importação automática de lançamentos via SMS bancários e também e a funcionalidade de anexo de arquivos ou fotos, de comprovantes por exemplo, tiradas do seu próprio celular.

Considerações:

-Fácil de usar e bastante completo.

-Possui versão gratuita com número de lançamentos ilimitados.

-Sistema bastante ágil.

-Melhor preço do mercado na relação custo benefício e considerando os recursos disponíveis.

-Atualizações frequentes.

-Possui excelentes relatórios.

-Layout poderia ser melhorado.

-Possui app para Android e IOS, no caso do Android a versão é excelente, já para o IOS, precisa ser mordenizada.

Contas Online

O Contas Online é um sistema de gerenciamento financeiro para pessoas físicas ou para empresas e interessante para a classificação de despesas, conciliação com contas bancárias e cartão de crédito, lançamentos recorrentes e definição de metas e orçamentos. Além disso, também garante personalização para que você disponibilize apenas os recursos que mais usa, viabilizando a geração de relatórios e gráficos.

Apesar de não possuir aplicativos para celular, tem uma versão móvel para facilitar o acesso. Porém, é preciso lembrar que nem sempre o usuário estará com internet no momento de lançar as receitas e que o plano grátis só permite 60 lançamentos mensais, o que significa que você pode fazer, no máximo, dois lançamentos por dia.

Considerações:

-É um sistema muito completo possui muitas funcionalidades.

-Possui plano gratuito, mas limitado a 60 lançamentos.

-Não possui app para Android ou IOS, uma desvantagem muito grande, mas apesar disto possui visual agradável quando acessado via celular ou tablet.

-Layout agradável.

-O preço é um pouco salgado diante dos concorrentes.

-Sistema um pouco difícil de usar devido a grande quantidade de funcionalidades.

Organizze

O Organizze possibilita fazer a conciliação bancária com o cartão de crédito, além de permitir a categorização dos lançamentos, que é uma função básica de todos os sistemas de gerenciamento financeiro. Também é capaz de estabelecer metas de orçamento, como quanto gastar e receber no mês, o que é ideal para profissionais liberais.

Os relatórios permitem acompanhamentos mensais ou semanais. Apesar de possuir aplicativos para iOS e Android, algumas funções do software não estão disponíveis na versão gratuita.

Considerações:

-O destaque do Organizze com certeza é seu layout, muito bonito e agradável.

-Deixa um pouco a desejar em relação as funcionalidades e relatórios.

-Possui app para Android e IOS.

-Possui um valor acessível para pessoa física, já para empresas o valor é bem menos competitivo.

-Possui versão gratuita.

Sr. Dinheiro

O Sr. Dinheiro possui uma interface moderna e funcional, garantindo que o cadastro de despesas e lançamentos possa ser feito de maneira rápida, inclusive ao importar o extrato bancário online de sua conta. Também é possível cadastrar lançamentos recorrentes, como em outros sistemas. Pode-se ter acesso a relatórios simplificados.

O aplicativo só está disponível para Android. O cadastro e a gestão de cartões de crédito e de múltiplas contas só podem ser feitos na versão paga.

Considerações:

-Possui um layout agradável.

-Peca bastante em relação a funcionalidades.

-Apesar de um layout bonito, não nos pareceu nada intuitivo.

-Possui app apenas para Android.

-Segurança é um ponto preocupante. Caso esqueça sua senha, ela é enviada novamente para o seu email, oque demonstra que falha enorme de segurança. O ideal é que sempre seja data opção de criar uma nova senha, e nunca que a senha seja enviada de forma aberta por email.

-Possui versão gratuita.

Minhas Economias

O  Minhas Economias, ficou bastante conhecido principalmente depois de ter sido incorporado ao portal do Terra. Possui funcionalidades básicas de um sistema de controle financeiro online, porém parece ter parado no tempo. É um sistema gratuito, mas não possui suporte, e recursos são bastantes limitados.

Considerações:

-Totalmente gratuito.

-Suas funcionalidades são muito limitadas.

-Layout parece da década passada.

-Parece não receber melhorias a muito tempo.

-Não encontramos qualquer tipo de suporte ou página de ajuda.

Considerações:

Se tivéssemos que escolher entre um deles para gerenciar as finanças pessoais ou um pequeno negócio, com toda certeza escolheríamos o Meu Dinheiro, pelos recursos, facilidade de uso, preço, apps disponíveis, e custo.

Nossa avaliação inclusive gerou resultado bem próximo ao do site Novos Controladores Financeiros Pessoais. http://novoscfp.com/2013/12/11/tabela-de-comparacao-dos-principais-cfps/

No final das contas, cabe você se cadastrar e decidir qual aplicativo de gerenciamento financeiro atende melhor a sua necessidade. Independe da sua escolha acreditamos que o mais importante é manter o controle das suas finanças em dias, evitando dívidas e planejando seu futuro financeiro assim como a realização de todos os seus sonhos e objetivos.

Mãos a obra agora.

Grande abraço e até a próxima!