Todos os gastos que envolvem a compra de um apartamento.

Todos os gastos que envolvem a compra de um apartamento.

Realizar o sonho de ter um apartamento exige colocar no papel todos os gastos além da compra do imóvel.

Na hora de pesquisar um apartamento todo mundo pensa no bairro ideal, na vista perfeita, na quantidade de dormitórios, no acabamento e em outros detalhes, mas ficam surpresos quando outros valores entram no negócio. Entre taxas, documentos e todo tipo de burocracia, vamos conhecer algumas delas agora.

A comissão destinada ao corretor

Caso exista um intermediário na negociação, ele precisa ser remunerado. O corretor de imóveis cobra uma comissão entre 3% e 6% do valor do imóvel que você pretende adquirir. Trata-se de um profissional importante durante todo o processo da compra pois indica as melhores opções e pode te ajudar com toda a burocracia que é gerada durante o negócio. Essa comissão pode ser dividida com o atual dono do imóvel, dependendo de como a negociação foi feita.

O valor referente à entrada do imóvel

Caso você tenha a intenção de usar a modalidade de financiamento de imóveis, prepare-se para separar o montante da entrada. Ele corresponde geralmente a 30% do valor do imóvel, mas outros fatores podem modificar essa porcentagem como a renda mensal da sua família. Outro fator importante sobre o financiamento é que a prestação paga mensalmente não pode ultrapassar 1/3 dos seus rendimentos mensais. Outras modalidades como o programa Minha Casa Minha Vida podem não exigir entrada dependendo de algumas circunstâncias.

Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis

Para a prefeitura, destina-se o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Esta taxa varia de cidade para cidade, mas costuma variar entre 1 e 3% do valor do imóvel que você escolheu. Caso esse seja o seu primeiro apartamento, você poderá receber descontos ou até isenções dos valores cobrados pelo cartório. Consulte o seu corretor sobre essa possibilidade.

Gastos com a escritura pública na compra à vista

Caso você esteja financiando o seu imóvel, a escritura pública não é necessária pois o contrato com o banco é um documento equivalente. A escritura pública, portanto, só se faz relevante quando você investe à vista no seu imóvel. Esse valor corresponde entre 1 a 2% do valor do imóvel, mas pode variar dependendo do preço final da casa ou apartamento que você busca comprar.

CND – Certidão Negativa de Débitos

Os gastos totais como o imóvel além do preço concordado por ele podem variar entre 4 e 7% do valor total. Entre burocracias, comissões e gastos adicionais também podem ser considerados valores como o da Certidão Negativa de Débitos. Trata-se de um documento que comprova que uma pessoa física ou jurídica não possui dívidas financeiras. Ela também traz dados importantes como a inexistência de processos judiciais relacionados à pessoa em questão. Só com ela em mãos será possível dar entrada nos papéis referentes ao seu financiamento.

Além de tudo que foi apontado, esteja sempre preparado para eventuais burocracias como a contratação de um despachante. Lembre-se que esse é um processo lento rumo a um dos momentos mais importantes da sua vida. Ele precisa ser efetuado com tranquilidade para que tudo ocorra da melhor forma até o tão aguardado dia da entrega das chaves.