Truques para fugir das tarifas bancárias muito altas

Truques para fugir das tarifas bancárias muito altas

Altas tarifas bancárias vêm tirando o sono de muitos clientes que precisam dos serviços da instituição financeira para realizar:

- Transações;

- Depósitos;

- Pagamentos;

- E outras atividades recorrentes do dia a dia.

Visando uma melhor adequação para a população em geral, desde 2010, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional, estabeleceram novas regras para as tarifas bancárias, fazendo com que as instituições financeiras tivessem que excluir algumas delas.

Mesmo com a aplicação dessa nova política, alguns serviços continuam contendo tarifas que não estimulam o cliente, o fazendo buscar por alternativas.

Saiba agora 6 truques para fugir das tarifas bancárias.

6 truques para fugir das tarifas bancárias muito altas

 

1. Abra uma conta que esteja adequada com sua vida financeira

A oferta de diferentes contas correntes serve como um bom caminho para escolher a que mais esteja alinhada com a sua situação financeira.

Por exemplo, caso você ainda seja universitário, é possível abrir uma conta corrente voltada para estudantes, obtendo a isenção de algumas tarifas e taxas bem mais baixas na contratação.

2. Escolha o pacote de serviços essenciais

Outra maneira para evitar a aplicação das tarifas bancárias, é escolher o pacote de serviços essenciais do banco.

Por determinação da lei, a oferta desses pacotes deve estar visível aos clientes de todas as instituições financeiras e elas são proibidas de aplicar tarifas sob os serviços previstos nela.

3. Renegociação de pacotes

Outra maneira para evitar tarifas bancárias altas é renegociar o pacote de serviços que você tem contratado junto ao banco.

Antes de se dirigir à agência bancária, faça uma análise prévia dos serviços que você utiliza dentro do pacote contratado. Caso perceba que usa bem menos do que o disposto pelo mesmo, é possível realizar uma negociação com o gerente e diminuir a incidência das tarifas.

4. Vincule contas

Alguns bancos oferecem a redução ou até a isenção de taxas, por meio da contratação de mais uma conta com o mesmo titular. Ou seja, é possível possuir uma conta corrente e poupança na mesma instituição e se beneficiar com a baixa cobrança.

Você também pode escolher transferir o recebimento do seu salário para a instituição financeira em questão, a abertura de uma conta salário alheia a conta corrente também pode evitar as altas tarifas bancárias.

5. Sempre revise seus extratos bancários

Estar em dia com as movimentações que ocorrem na sua conta é essencial para evitar a cobrança indevida de algumas tarifas pelo banco.

Por isso, revise sempre os extratos mensais e entre em contato imediatamente com a instituição caso não reconheça algum débito realizado por eles. Se o problema não for solucionado com o contato, cabe recorrer à justiça para ter os direitos do consumidor garantidos.

6. Utilize conta digital

As famosas Fintechs, ou bancos digitais, começaram a surgir como uma grande revolução de um relacionamento bancário.

Parte dessa revolução se dá ao fato de que as Fintechs, em sua maioria, não cobram taxas de serviço, oferecendo ao cliente a oportunidade de utilizar todos os serviços já anteriormente conhecidos no banco físico com maior facilidade e de modo gratuito.

Ainda que tenham o objetivo de promover uma revolução bancária, é necessário estar atento a possíveis tarifas vinculadas a saques ou transferências.

Acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso sistema online de controle financeiro para Pessoas Físicas e pequenas empresas.