Twitter: use-o corretamente

Twitter: use-o corretamente

Estava devendo um post sobre com o usar o Twitter. Na verdade ainda não entendemos muito bem o potencial desse microblog e não sabemos utilizá-lo de maneira produtiva. Uma certeza eu tenho, ficar escrevendo um monte de bobagens e falando de sua vida particular não é interessante para ninguém, há não ser que você seja uma celebridade.

Olhando pelo lado da empresa o Twitter pode ser usado para divulgar produtos, ouvir consumidores, fazer ofertas e promoções. É mais uma forma de marcar presença na grande rede. Organizações podem usá-lo para divulgar informações úteis. Trabalho no controle acadêmico de uma universidade com aproximadamente 12.000 alunos. Quando se quer divulgar uma informação de maneira rápida e simples o Twitter é uma ótima opção. O legal é o limite de 140 caracteres que não permite ficar “enchendo lingüiça”, a palavra chave é objetividade.

Vendo o lado das celebridades é uma ótima maneira de estar mais “próximo” dos fãs. Eles escrevem coisas rotineiras, coisas normais na vida de todo mundo e seus seguidores adoram. Gostamos de ver nossos ídolos de maneira mais humana. @realwbonner e @huckluciano são dois exemplos de pessoas famosas que sabem usar o microblog para divulgar a marca EU.

Olhando pelo seu lado, alguém normal, que não é empresa e nem celebridade, o Twitter pode ser usado para fazer network. Escreva coisas úteis, indique sites e blogs bacanas a seus seguidores, faça criticas e aprecie trabalhos com argumentos sólidos. Outra coisa legal é usá-lo para aproveitar promoções relâmpagos lançadas pelas empresas. É possível comprar bons livros com preços reduzidos via Twitter.

Em resumo, o Twitter é algo novo e seu potencial ainda está sendo descoberto. Procure usá-lo a seu favor e não como mais uma ferramenta contra seu marketing pessoal. Meu Twitter é @jonatasrs.

Artigos relacionados: Gerenciando e-mails e redes sociais; Orkut e networking.