25 de junho de 2019

Um problema chamado comunicação

Um dos grandes problemas organizacionais nos dias de hoje está ligado à comunicação.

Vejo dois problemas que acontecem frequentemente: a falta de comunicação ou a comunicação em excesso.

O primeiro erro acontece por falta de diálogo entre pessoas, chefias, divisões, setores, departamento ou UEN. As notícias fluem pela rádio pião, de forma não oficial e, na maioria das vezes, com ruídos na comunicação que distorcem a notícia.

Eu trabalho numa organização com aproximadamente 3 mil funcionários. O espaço físico é imenso, entre dois setores existem distâncias de mais de 2 km. Imagine como é complicado a comunicação fluir de forma uniforme e correta entre toda a organização. As ferramentas usadas são: blogs e e-mails internos. Recebo diariamente comunicados, notícias, oportunidades de cursos e palestras e mais um montão de coisas. Se eu for parar para ler tudo de tudo, gasto mais de uma hora do meu dia. Muito tempo. Aí está o segundo problema, o excesso.

 Um problema chamado comunicação

Como separar a informação relevante da não relevante? Como filtrar toda a informação que circula e apenas reter o que lhe interessa? Como não ficar doído com tanta informação?

Sinceramente não tenho respostas.

Uma ferramenta que eu acredito que se bem usada pode facilitar a comunicação é o Twitter. Seriam criados perfis por áreas de interesse e cada um “segue” os perfis que vinculam notícias de sua área.

Blogs por áreas de interesse é outra forma interessante de comunicação. O RH aqui na universidade tem experimentado tal ação e, a meu ver, tem obtido sucesso.

Outra dificuldade que percebo é que setores interdependes dialogam pouco. Chefias superiores traçam estratégias, acertam políticas de ação, comunicam os envolvidos diretos e se esquecem de comunicar as demais pessoas. A notícia chega à mídia e a comunidade fica sabendo antes dos próprios funcionários do setor. É horrível quando isso acontece.

A pergunta é: como tal procedimento pode ser revolvido?

Reuniões? Circulares? E-mails? Blogs? Twitter?

Volto a não ter respostas.

Comunicação é um problema. Seja pelo excesso, seja pela falta dela. Como resolver ou pelo menos amenizar a situação?

Você tem respostas?

Eu agradeço

Abraço!

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Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

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