Educação financeira

Educação financeira

Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, as escolas brasileiras não ensinam educação financeira às crianças e adolescentes. Por essa razão, crescemos sem uma cultura de cuidar de forma responsável de nossas finanças, muitas vezes tendo que aprender isso da maneira mais difícil, já quando adultos.

Ainda que você não seja mais tão jovem, nunca é tarde para se informar sobre as melhores formas de cuidar do próprio dinheiro. E isso vai muito além de simplesmente economizar. Educação financeira envolve também saber investir, gastar de forma responsável e fazer seu dinheiro trabalhar para você. Quer saber se realmente vale a pena investir em educação financeira? Confira nossas informações:

O que é educação financeira

Educação financeira é tudo aquilo que diz respeito à administração de seu patrimônio, renda, gastos, investimentos, etc. É possível aplicá-la nos mais diferentes setores de sua vida, desde os gastos cotidiano com lanches e transporte, até as despesas mais significativas, como a compra de um imóvel e de um veículo.

Muitas pessoas utilizam a educação financeira para controlar suas dívidas, gerir sua renda e trabalhar para uma aposentadoria mais tranquila, livre de incertezas. E você? Faz bom uso de seus conhecimentos sobre dinheiro e gastos pessoais?

Entendendo os benefícios da educação financeira

Além de promover uma relação mais responsável entre o que você recebe e o que você gasta, a educação financeira envolve também outros objetivos concretos. Primeiramente, pessoas que têm mais consciência sobre a melhor forma de gerir seu próprio dinheiro acabam não se preocupando com dívidas e falta de dinheiro. Essas pessoas preocupam-se com a existência de um fundo de emergência e só realizam gastos que têm certeza que poderão honrar no futuro, sem comprometer o orçamento.

Além disso, usar seu dinheiro de forma responsável significa poder comprar aquilo que você quer e ter segurança financeira. E quanto aos seus objetivos pessoais? Quer comprar um carro? Quer a tão sonhada casa própria? Nada mais adequado do que contar com as finanças em dia para não precisar adquirir financiamentos impagáveis e lidar com juros abusivos!

Tendo uma relação mais saudável com o dinheiro

Você é daquelas pessoas que vive tendo problemas para pagar as contas em dia, que gasta mais do que pode e que não resiste a uma compra? Talvez você precise justamente de educação financeira para te ensinar a controlar seus gastos e ter uma relação mais saudável com seu dinheiro.

Ao mesmo tempo em que não podemos ser escravos do dinheiro, vivendo em função dele, precisamos contar com uma renda e segurança suficientes para poder nos dar ao luxo de realizar algumas atividades consideradas supérfluas vez ou outra, bem como poder comprar as coisas que precisamos sem sacrificar a nossa renda, por isto é tão importante obter conhecimento neste assunto.

Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, existem diversas ferramentas quem podem te auxiliar a conhecer e controlar melhor suas finanças de forma prática e fácil. Por exemplo, é possível utilizar sistemas de controle financeiro online  com versões inclusive para dispositivos móveis (smartphones e tablets) para controlar seus gastos. Esses sistemas podem te ajuda a fazer um orçamento, lembrar das datas de vencimento de suas contas e dividir seus gastos em categorias, criar e gerenciar metas, entre outras funcionalidades.

Invista no seu conhecimento

Nós recomendamos a leitura do livro do Prof. Elisson de Andrade, que dá dicas importantes do caminho para fazer um planejamento financeiro eficiente além de ter sido eleito pela Exame.com um dos 10 melhores livros sobre Finanças Pessoais

O objetivo é que, ao término de sua leitura, você tenha passado por todo um processo de autoconhecimento, aliado à absorção de conceitos relativos à administração financeira, de forma a viabilizar a conquista dos objetivos pessoais. 5 etapas, oferecendo um passo a passo sobre como gerenciar seus recursos de maneira adequada.

O eBook traz ainda um curso gratuito on line, com textos e vídeos que lhe ensinarão a controlar seu orçamento doméstico, além de uma lista de exercícios e um diário de bordo, onde será possível sedimentar seus conhecimentos. Se você está no vermelho ou nunca consegue poupar dinheiro ao final do mês, essa é uma excelente oportunidade mudar o rumo das suas finanças. Clique aqui e saiba mais.

E então? Acha que vale a pena investir em educação financeira? Acha que cuida bem do seu dinheiro? Se ainda tiver dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários!

Grande abraço!