Você já entregou valor hoje?

Você já entregou valor hoje?

Todas as pessoas desejam sucesso profissional e pessoal. Desejam ser reconhecidas e valorizadas pelo trabalho realizado. Desejam ser queridas socialmente, ter amigos e serem vistas como pessoas agradáveis. Querem um grande amor e uma família estruturada.

Estou errado? Creio que não. Eu desejo isso para a minha vida e acredito que você também queira algo semelhante para a sua.

A pergunta é: Por que alguns conseguem tudo isso e outros não?

Já escrevi em artigos anteriores a importância de focar a solução, do esforço e dedicação na busca de resultados e a atitude que se deve ter ao se buscar uma nova habilidade.

Hoje quero falar da importância de se entregar valor.

Entregar valor é entregar algo que venha a fazer a diferença, é o realizar da tarefa com exatidão, precisão, com algo além do esperado ou contratado. Entregar valor é melhorar processos, é ir além do simplesmente cumprir prazos, é se doar mais, é entrar de cabeça, é como diz o dito popular, entrar de “corpo e alma”.

Entregar valor é assumir a responsabilidade e ser parte da solução e não do problema.

Valor deve ser entregue diariamente.

Eu sei, há dias que estamos maus, que acordamos mal humorados e queremos apenas cumprir a tarefa, tudo bem, isso acontece com todo mundo. O ruim é quando isso é uma constante na sua vida, algo está errado.

Entregue valor aos seus colegas de trabalho. Como? Não sei. Você sabe como. Elogie o trabalho bem feito, elogie uma ideia simples, mas eficiente. Se ofereça a comprar um café, a buscar um copo d’água e ajudar num relatório que não é responsabilidade sua ou até mesmo a discutir uma ideia ou projeto. Mas seja sincero, não espere nada em troca, só entregue algo de valor a ele.

Na sua casa, com seus filhos e cônjuge, faça o mesmo. Gaste tempo ouvindo, conversando, trocando ideias. Valorize aquilo que é importante para eles e não para você. Ouça com atenção, se coloque no lugar deles, responda com sinceridade. Não estou dizendo que você precisa concordar, apenas que precisa ser sincero. Elogie seu cônjuge, faça algo inesperado, algo simples, algo que possa ser feito sempre. Não falo de presentes e tarefas, mas sim de atitudes simples como um abraço, mais paciência com alguns “erros”, mais demonstrações de afeto e carinho.

Para sua empresa entregar valor é gerar resultados é trazer maiores lucros, reduzir custos. Você passará a entregar mais valor quando parar de trabalhar para a empresa e passar a trabalhar para você mesmo. Faça sempre o melhor e não o aceitável, não se contente com a média. Média vem de medíocre, sendo assim quem está na média é medíocre. Você quer ser um funcionário medíocre? Creio que não.

Com os amigos, seja amigo. Não seja aquele que só procura quando precisa. Ligue no meio da tarde e deseje uma boa tarde ao seu amigo, ore por seus amigos, ame seus amigos. Um dos mais belos sentimentos humanos é o amor, uma pena que tão pouco falado e demonstrado. Soa até estranho você falar que ama alguém, gostei muito do ator Wagner Moura dizer publicamente que ama incondicionalmente o seu amigo, e também ator, Lázaro Ramos, isso é amizade. Infelizmente, o único amor que as pessoas entendem é o amor Eros, o amor carnal. O amor que falo é o amor Agapé ou mesmo Storgé.

Concluo hoje perguntando: Você já entregou valor hoje? Ainda dá tempo!