Você precisa se preparar para um entrevista de emprego.

Você precisa se preparar para um entrevista de emprego.

Você se prepara para uma entrevista de emprego?

A grande maioria dos recrutados para preencherem uma vaga não. Além de não se preparem se comportam como se a entrevista fosse uma via de mão única. A entrevista de emprego é uma via de mão dupla, onde tanto a empresa avalia se o candidato preenche requisitos técnicos e comportamentais para a função, como também o profissional deve arguir o entrevistador sobre a empresa e avaliar se os valores dela estão alinhados aos seus.

Para o casamento empresarial ter futuro, valores e objetivos de ambos devem caminhar juntos.

A grande maioria dos candidatos à vaga deixa transparecer claramente que estão desesperados e dispostos a aceitar qualquer condição para serem contratados.

O bom profissional se prepara antes de comparecer a entrevista. Pesquisa sobre a empresa e conhece seu nicho de mercado, seus principais concorrentes, objetivos e metas organizacionais, assim como o crescimento e faturamento nos últimos anos. Os principais valores da organização também são conhecidos pelo candidato.

Uma pergunta clássica em qualquer entrevista é: Por que você gostaria de trabalhar nesta empresa e porque deveríamos contratá-lo? Por incrível que pareça grande parte dos candidatos não estão prontos para responder adequadamente a indagação. Uma resposta adequada poderia ser mais ou menos assim:

> > Pois quero fazer parte de uma empresa que possui valores semelhantes aos meus, que vem apresentando um crescimento anual de _xis_ por cento nos últimos 5 anos e possui um _market_ _share_ de _tantos_ por cento. > >

Também é hora de destacar suas qualidades que vão ao encontro do perfil desejado pela empresa. Algo como:

> > Pois tenho mais de 5 anos de experiência na função.... fale de suas habilidades, realizações e conquistas, demostre no que seus conhecimentos poderão agregar a empresa. > >

Agora seja sucinto e objetivo. Fale olhando nos olhos do entrevistador demostrando firmeza sem ser arrogante.

Erros

Uns falam muito, outros já são monossilábicos nas respostas. Clareza é fundamental.

Falar mal de empresas, chefes ou mesmo colegas de trabalho anteriores é errado. Não cite possíveis problemas acontecidos, e caso alguma pergunta seja feita neste sentido dê uma resposta sincera, mas sem falar mal da empresa ou dos colegas. Fale que alguns problemas de relacionamento aconteceram e por isto você optou por se desligar da empresa. Outra boa resposta é dizer que seus valores estavam desalinhados aos da organização e infelizmente isto não foi detectado durante a seleção. Estes questionamentos acontecerão quando o tempo de permanência na empresa foi curto, menos de dois anos.

É claro que os motivos da saída podem ter sido outros: corte de despesas, deficiência técnica, descontinuidade da função exercida, fusão e demissões gerais, etc.

Em caso de deficiência técnica é esperado que o profissional já tenha, ou pelo menos esteja, realizado cursos para suprir tal carência.

A vestimenta deve estar de acordo com a cultura organizacional. Está em dúvida? Ligue na empresa e pergunte. Isto mesmo: ligue e pergunte. Isto demostrará sua preocupação desde o início. Já entrevistei candidatos que compareceram de boné, moças com blusas de oncinha combinando com o sutiã, maquiagem e perfumes fortíssimos. Tudo errado. Seja discreto, esteja bem vestido e penteado. Na dúvida peque pelo excesso. É preferível estar de terno e gravata quando a cultura pede apenas calça e camisa sem gravata, do que estar de jeans e tênis.

Mulheres casadas e sem filhos ficam engasgadas ao serem questionadas se pretendem ter filhos. A melhor resposta é sempre a verdade: Não, ou sim, mas não nos próximos xis anos.

Mudar de área tem sido comum. Se você trabalhou por anos em determinada área e está concorrendo a uma vaga em outra, com toda a certeza você será questionado do por que da mudança: novos desafios, percepção de maior aptidão para esta área? Não sei seus motivos, mas é fundamental demostrar segurança na resposta.

Estude a empresa, busque conhecê-la a fundo: seus principais produtos, concorrentes e mesmo produtos substitutos. Esteja bem ensaiado, estar preparado faz parte do jogo.

Por último tome cuidado com a linguagem corporal, afinal o corpo fala.

Boas entrevistas, boa semana.