Você sabe calcular seu patrimônio líquido?

Você sabe calcular seu patrimônio líquido?

Olá pessoal, tudo bom? Vocês já pararam para pensar em quanto realmente vale o que vocês têm? Não estou falando do valor sentimental daquela sua camiseta velhinha, mas sim do seu patrimônio líquido.

Entender essa questão pode te ajudar a ter um controle melhor do seu dinheiro. Vamos descomplicar essa história e ver como calcular.

Batendo o martelo: o que é patrimônio líquido

Relaxa, isso não é coisa de matemático ou guru das finanças. O patrimônio líquido nada mais é do que quanto você realmente tem sobrando após descontar as dívidas e os compromissos.

Seus tênis caros podem até impressionar, mas se as dívidas estiverem te sufocando, podem acontecer problemas no futuro.

Vasculhando os cantos: ativos e passivos

Beleza, vamos fazer um tour pela sua vida financeira. Comece listando tudo que você tem, desde seu Xbox até aquelas ações que você comprou quando a grana estava sobrando. Essas coisas são seus ativos, ou seja, o que você possui de valor.

Agora, a parte não tão legal: os passivos. Isso inclui as dívidas, tipo aquele empréstimo que você fez para comprar a TV nova. Anota tudo, sem esconder nada debaixo do tapete!

Fazendo a mágica: calculando seus bens

Agora que você tem sua lista de ativos e passivos, é hora de fazer as contas. Pegue a soma dos ativos e subtraia os passivos. O resultado é o seu patrimônio líquido. Você pode utilizar o aplicativo celular do Meu dinheiro para gerenciar suas finanças pessoais, ele está disponível para Android e IOS.

É parecido com um jogo de tabuleiro, só que com números. Se o resultado for positivo, é como passar direto na casa de prêmio. Se for negativo, é um sinal de alerta para dar uma olhada nas sua gestão financeira.

Descobrindo os tesouros e as armadilhas

Agora que você tem seu valor líquido em mãos, não é só um número jogado no vento. É igual um mapa do tesouro. Aumentar esse número significa ser esperto com as escolhas financeiras.

Quer investir em algo? Avalie se isso vai agregar valor a longo prazo. E cuidado com as armadilhas financeiras, como empréstimos com juros altos, que podem corroer seu tesouro.

Não é magia, é planejamento

O patrimônio líquido não é um truque de mágica, mas sim um resultado das suas decisões financeiras ao longo do tempo. Se você quer ver esse número crescer, é hora de botar a mão na massa. Economizar, investir e pagar dívidas são passos concretos para aumentar o valor de seus ativos.

Calcular seu capital próprio não é um bicho de sete cabeças, é mais como descobrir um mapa do tesouro para uma vida financeira mais tranquila e estável. Saber o que você tem, o que deve e como isso se equilibra é um superpoder que vai te ajudar a tomar decisões mais inteligentes com o dinheiro.

Comente aqui embaixo o que achou do post. Até a próxima!

Procurando um Gerenciador Financeiro Pessoal? Clique aqui e conheça agora!