Fluxo de Caixa: 4 dicas para organizá-lo e aumentar a lucratividade do seu negócio

Fluxo de Caixa: 4 dicas para organizá-lo e aumentar a lucratividade do seu negócio

Quando se fala em Fluxo de caixa muitos pensam em um bicho de sete cabeças. Mas este tipo de controle é bem mais simples que imaginamos.

Vamos a definição!

O termo “Fluxo de caixa” nada mais é do que o controle das entradas e saídas de um determinado período de tempo. É uma forma de controlar os gastos no caixa mensalmente, para se organizar com os períodos em que será preciso dispor de recursos para manter o caixa com saldo positivo.

Fazer o controle do fluxo de caixa do seu negócio é fundamental para projeção do controle financeiro no futuro. Saber como controlar o dinheiro que entra e sai da forma correta, é fundamental para manter a lucratividade.

1. Registre e controle o saldo das suas contas

Esta informação é imprescindível, e deve ser a primeira a ser levada em conta. Deve-se controlar todas as contas que o seu negócio utiliza para fazer pagamentos e também recebimentos. É importante ter o registro de contas de carteira, caixinha administrativa, cofres, pois normalmente estas contas também compõe seu fluxo de caixa.

2. Registre suas contas a pagar e receber

Tenha em mãos o registro de todas as receitas previstas de seus clientes e também todas as contas que devem ser pagas aos seus fornecedores. Desta forma você irá conseguir se controlar e projetar os saldos futuros das suas contas, e  evitará atrasos e juros. Lembre-se também de registrar corretamente todas as receitas ou despesas parceladas.

3. Divida suas Receitas e Despesas em Categorias

Para as Receitas o certo é criar uma categoria para cada serviço e produto que o seu negócio comercializa de forma a manter uma maior organização.

Já para as Despesas, existe uma variação de um negócio para outro, pois cada um possui suas particularidades. As mais comuns são de salários dos funcionários, aluguel, telefone, impostos, energia, água, etc.

4. Utilize um bom gerenciador financeiro

Por último e um dos pontos mais importantes, escolha uma boa ferramenta de gestão financeira, pois facilidade e agilidade é algo que todo tipo de negócio precisa. Poder controlar o Fluxo de Caixa de forma organizada e rápida é fundamental para não perder tempo calculando e controlando todas as finanças do seu negócio.

Utilizar a ferramenta certa será primordial para o sucesso. Então, procure por ferramentas que ofereçam além do sistema web, bons apps para seu smartphone, de forma que você consiga registrar suas despesas e receitas até mesmo quando não estiver na frente de um computador.

Se você não conhece nenhum sistema bom que pode ter ajuda nesta tarefa, acesse agora o artigo 5 sistemas de controle financeiro.

Mas lembre-se, de nada adianta um controlador perfeito se não tiver DISCIPLINA. Está é a chave do sucesso para manter o caixa do seu negócio sempre sob controle.

Colaboração: Bharbara Santos